Pular para o conteúdo principal

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS

Nestes últimos dias fomos agraciados com mais uma novidade que irá vigorar nas próximas eleições municipais, a possibilidade de que as convenções partidárias ocorram virtualmente.
É certo que a pandemia que nos aflige acelerou mudanças que seriam observadas ao longo dos anos, fazendo presente cada vez mais a tecnologia à nossa vida, consequentemente ao sistema eleitoral também.
Já passamos pelo período das janelas partidárias, das filiações, do alistamento, de mudança de domicílio eleitoral e de regularização do título de eleitor, tudo feito de forma virtual.
Em nossos textos é sempre mencionada a necessidade de adequação ao momento em que estamos vivendo, e a experiência vem demonstrando tal necessidade, sendo certo o fato de que quem não buscar se amoldar ao momento poderá ficar para trás no pleito vindouro.
Especificamente no que tange à realização das convenções partidárias por meio virtual, foi realizada consulta ao TSE questionando esta possibilidade, sendo proferido Parecer favorável pela Assessoria Consultiva da Corte Superior Eleitoral.
Com base em tal resposta positiva, seguiu-se a análise acerca de demais questionamentos realizados sobre as convenções partidárias virtuais, ao que se reforçou a necessidade de obediência ao estabelecido pelos Partidos Políticos, destacando-se a força das agremiações partidárias.
A observância ao disciplinado aos estatutos partidários é primordial quando da convenção partidária convencional, repete-se, reforçado com a consulta acerca da possibilidade da realização de tal ato de forma virtual.
As questões mais práticas quanto aos efetivos atos para as convenções partidárias virtuais não foram respondidas na Consulta realizada, ao que se observou a necessidade de transformação de Consulta em Processo Administrativo.
Evidente que o TSE precisará enfrentar tais questionamentos urgentemente, para que assim tenhamos clareza e façamos as convenções partidárias a partir deste novo e necessário modelo.
As eleições são a festa da democracia e as convenções são o pontapé inicial nesta comemoração, em que os partidos apresentam oficialmente os seus candidatos à população.
Não nos resta outra alternativa que não nos adequarmos à realidade que nos é imposta, que certamente chegaria, porém não de forma tão abrupta, tão célere, conforme já mencionado.
Destaco mais uma vez a necessidade de uma assessoria especializada por parte de partidos e candidatos, para que se aconselhem e se resguardem em relação ao pleito e as vicissitudes que se apresentam.
Buscando dar uma luz acerca do tema aqui indicado e debater tão importante e recente tema participei ontem de uma live com o nobre e competentíssimo colega, Dr. Wesley Araújo, que ficou disponível no feed do Instagram do escritório. Caso haja interesse em saber o analisado é só acessar o endereço @fcvadvogados.
Ainda falando de live, na próxima terça-feira, dia 19 de maio de 2020, teremos a oportunidade de conversar com a Dra. Ana Carolina Clève, Advogada, Professora, Mestre em Ciência Política e Presidente do IPRADE – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.
Próxima semana passaremos mais detalhes acerca da live, mas o assunto não fugirá das eleições municipais 2020. Tenho certeza que será enriquecedor.

Jefferson Feitoza de Carvalho Filho

Advogado, Pós-Graduado em Direito Eleitoral e Direito e Processo Civil

@jeffersonfdecfilho

@fcvadvogados


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.