Pular para o conteúdo principal

QUOCIENTE ELEITORAL E QUOCIENTE PARTIDÁRIO

No último sábado fui entrevistado pelo colega e Radialista Élder Muniz, para o Programa Em pauta, da Rádio Serigy, em que fui questionado acerca desta dúvida existente entre o quociente eleitoral e o partidário, razão pela qual debateremos sobre o assunto.
O Quociente eleitoral está estipulado pelo art. 106, do Código Eleitoral, e indica que ele é alcançado ao se dividir os votos válidos pelas vagas existentes no Parlamento, no caso desta eleição, Municipal.
Exemplificando de maneira bem simples e ilustrativa, se em determinado município tivermos 10.000 votos válidos e 10 vagas para o cargo de Vereador, o quociente eleitoral será de 1.000 votos, em que o partido elegerá o primeiro Vereador ao atingir tal soma de votos.
Já o quociente partidário é regido pelo disposto no art. 107, também do Código Eleitoral, indicando ser o número de votos válidos do partido divididos pelo quociente eleitoral, desprezada a fração.
Mais uma vez exemplificando de maneira meramente ilustrativa e simplificada, em o partido atingindo 3.000 votos, o seu quociente partidário será de 3, pois 3.000 (votos válidos do partido), divididos por 1.000 (quociente eleitoral), alcançamos o 3 acima mencionados.
Importante destacar que nestas eleições não teremos mais coligações partidárias para a disputa do Legislativo Municipal, ocorrendo a junção de candidatos dentro de um mesmo partido.
O que temos observado é que o fim das coligações levou à drástica diminuição de partidos com candidatos ao cargo de Vereador pelos municípios, enquanto outras agremiações foram fortalecidas.
Em texto anterior já falamos sobre o fim das coligações proporcionais, assunto que certamente será objeto de análise no decorrer deste ano eleitoral.
Também debateremos em momento posterior acerca dos cálculos realizados para que
seja indicado o número de Parlamentares eleitos por cada um dos partidos, em uma projeção que refletirá a média dos municípios.
LIVE OAB/SE
Tal qual informado na semana anterior, fizemos uma live com a renomada Advogada Luciana Nepomuceno, a partir da OAB/SE, pela Comissão de Direito Eleitoral desta Seccional.
A live foi um sucesso e pudemos ter acesso aos conhecimentos demonstrados pela referida Causídica, a quem agradeço pela sua disposição em nos acompanhar e externar o seu ensar.
Agradeço também à Direção da OAB/SE pela oportunidade, o que faço na pessoa do seu Presidente, Dr. Inácio Krauss, assim também como a todas e todos que acompanharam e participaram da transmissão.
Nas próximas semanas deveremos ter novidades, que serão oportunamente passadas por aqui para quem quiser acompanhar este novo meio de informação, uma das coisas benéficas surgidas neste difícil período de pandemia.

Jefferson Feitoza de Carvalho Filho
Advogado, Pós-Graduado em Direito Eleitoral e Direito e Processo Civil
@jeffersonfdecfilho
@fcvadvogados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.