Pular para o conteúdo principal

"Perdem os dois"


O encontro que ocorreu entre o ex-governador Jackson Barreto e o prefeito Edvaldo Nogueira ainda é pauta de conversas nas rodas políticas que acontecem diariamente na capital, e em qualquer lugar.
JB não escondeu de ninguém os elogios e advertências que fez para o prefeito, inclusive, as consequências do rompimento do grupo na capital, onde o PT decidiu por candidatura própria.
A decisão do Partido dos Trabalhadores não foi surpresa, tendo em vista que até tomar efetivamente a decisão por Márcio Macedo, os petistas analisaram e discutiram durante um período razoável.
Ligeira foi a reação do PCdoB que não deixou o vereador petista Camilo Lula sequer se despedir do parlamento municipal. Devolveram às pressas o titular Bitencourt para a Câmara de Vereadores, além das exonerações dos cargos entregues pelo PT.
A atitude de Edvaldo foi entendida como uma "conformidade" pelo rompimento com o PT, o que criou mais dificuldade para uma reaproximação entre os velhos aliados.
Dentro do grupo ainda existem filiados de todas as siglas trabalhando para que o PT redefina sua posição, enquanto outros já estão convencidos que não existirá reaproximação, pelo menos para esta eleição.
Dentre todas as hipóteses colocadas por Jackson Barreto para Edvaldo na conversa que tiveram, uma não foi, e não será revelada por eles. JB teria advertido o prefeito que o rompimento com o Partido dos Trabalhadores pode provocar a derrota dos dois em outubro próximo.


Nasce em Sergipe a Faculdade de Ciências da Saúde - FACS

A primeira Faculdade exclusivamente voltada para as Ciências da Saúde acaba de "nascer" em Sergipe, através da PORTARIA MINISTERIAL Nº 43, DE 14 DE JANEIRO DE 2020.

Por que montar e oferecer para nosso estado uma Faculdade só com foco em saúde?
Esta pergunta foi que nos levou a idealizar um projeto ousado e inovador, uma vez que percebemos que em nosso estado todas as outras Instituições de Ensino Superior não tinham um foco específico. Ofereciam desde cursos de Letras, Pedagogia, até Engenharias e Medicina. Mais uma vez a pergunta volta à baila do porquê montar uma Faculdade com foco somente em saúde.
A resposta é simples: para se tornar a melhor no que pretende oferecer.

Não precisamos ir muito longe para corroborar com esta tese. Mesmo que de forma involuntária, quando pensamos em Medicina nos vem à cabeça a USP; em Engenharias a PUC; em Administração a FGV; em Direito a Mackenzie. Jamais desmerecendo os outros cursos e Instituições de Ensino Superior, mas a realidade é que, de fato, além de um excelente projeto pedagógico, um corpo docente irretocável e muita pesquisa associada, elas também souberam fazer de suas marcas uma "grife" poderosa. Isto é o que queremos para a Faculdade de Ciências da Saúde - FACS.

Como já dizia o pensador Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo."

Esta é a filosofia do projeto que idealizou e norteou a criação da FACS e que hoje se torna uma realidade para Sergipe. 

Sergio Todt
Pesquisador Institucional
IBEP- Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa
FACS- Faculdade de Ciências da Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.