Não tem jeito. Brasileiro, na sua maioria, gosta de política, principalmente, da resenha que antecede as eleições. Pode começar falando de tudo, mas, de alguma forma a política é item de conversas em todos os cantos deste imenso Brasil.
Evidente que Sergipe não seria exceção à regra, ainda mais, como diz o ex- governador Albano Franco: "terra que todo mundo se conhece". E é mesmo.
A capital sempre foi o centro das atenções e também o espelho para as demais cidades do interior do estado. E este ano promete muito mais. A pré campanha já revela isso, devido aos fatos que já ocorreram. Relembrando: 1) PT rompe com o atual prefeito, Edvaldo Nogueira, aliado histórico. 2) PV aborta candidatura de Almeida Lima. 3) Cidadania escolhe Daniele Garcia, e deixa a Patriota Emília Correia na bronca (pelo menos é a impressão que se tem). 4) apoio de Jackson Barreto para Edvaldo é dúvida até o carnaval. 5) pesquisas revelam resultados para todos os gostos. E por aí vai.
Ouvindo um aqui, outro acolá, vai se construindo também os cenários do interior.
Nossa Senhora do Socorro: o atual prefeito padre Inaldo deverá enfrentar o deputado federal e ex-prefeito Fábio Henrique.
São Cristóvão: a novidade é o desejo do ex-prefeito Armando Batalha voltar ao comando da cidade, e disputar conta o atual Marcos Santana, além de outras candidaturas com a do Cel. Rocha pelo Cidadania. Ainda tem muita coisa para acontecer no decorrer das arrumações.
Barra dos Coqueiros: o atual vice-prefeito, Alisson Souza, é o principal adversário do grupo do prefeito Airton Martins. Há uma grande possibilidade de Alisson não disputar a eleição filiado ao Solidariedade, partido comandado no estado pelo deputado federal Gustinho Ribeiro. Até onde alcancei, a sigla tem pendências financeiras no município, e o atual vice-prefeito não quer correr o risco de impedimentos burocráticos por conta de partido. Já conversa inclusive com outras agremiações. E ele tá certo.
Itaporanga: a ex-prefeita Gracinha não faz outra coisa, senão, articular sua candidatura para retornar ao topo do executivo municipal. Para isso ela conta com o seu irmão Júnior que joga muito no campo da política local. É articulador de bastidores. Este ano quem deve disputar um vaga para Câmara de vereadores é o empresário Cicinato (o pai). Segundo ele, há necessidade de renovar o parlamento não apenas os nomes, mas, a prática que se aplica para chegar lá. "A dignidade do povo não pode ser afetada pela compra de votos. O povo precisa é de gestão comprometida com suas causas, e de representatividade sincera, sem a maquiagem do assistencialismo". Me comentou Cicinato. Ótimo nome para qualquer cargo eletivo de Itaporanga.
Propriá: o atual secretário de estado da saúde, Dr. Valberto, é o nome a ser batido em outubto próximo. Por lá a turma do contra se movimenta de todo jeito para tentar impedir que o doutor sente na cadeira de prefeito. Até um "tambaqui" são capazes de apoiar, se souberem que pode vencer Valberto.
Telha: o ex-prefeito Zé João se prepara para o enfrentamento com o atual Flávio Dias. Essa eleição promete na pequenina cidade!
Lagarto: pela movimentação que faz no município, o nome da família Reis que deve ir para a eleição será Sérgio. O grupo de Valmir ainda não revelou o nome do candidato.
Aos poucos vamos girando pelo interior sergipano.
Comentários
Postar um comentário