Pular para o conteúdo principal

A palavra mágica de Belivaldo na eleição 2020

São muitas as especulações sobre as eleições municipais de outubro deste ano, principalmente quanto às candidaturas majoritárias que se formarão até a data das convenções.
Na capital e também no interior do estado, ninguém duvide que as "coisas" acontecerão sem o conhecimento e, ou participação do governador Belivaldo Chagas. Sempre foi assim com todos os governos, e não será diferente com o atual, até porque os políticos ficam aguardando um posicionamento do governante estadual, para se posicionar, e até montar estratégias competitivas quando se tratar de oponentes.
Dia desses ouvi do vereador Aelson Publicidade de Propriá, que lá já estaria resolvido a sua pré-candidatura a prefeito do município pelo PSD, partido do governador, que já declarou apoio ao atual secretário da saúde Dr. Valberto, que ainda não definiu o partido que se filiará, mas, já disse que aguarda por uma orientação de Belivaldo para tal. Imagine a inocência ou sabedoria do vereador Aelson em declarar que sua pré-candidatura já está resolvida pelo PSD? Eu confesso que fingir que acreditei, para não criar qualquer problema com o parlamentar. É gente boa!
Bem assim ocorrerá em inúmeras cidades, principalmente, Aracaju. Aí é que tem muita onda pra surfar. Tem até surfista veterano que ainda não percebeu que sua onda passou, e quer dar as cartas no processo eleitoral da capital, como se Sergipe não tivesse governador, e que de política só sabe ele, apesar de conhecer bem as correntezas. Eis que surge o grito: "eu quero, e vou dar meus palpites para o nome que pode ser o companheiro de chapa de Edvaldo". Pronto, lascou, era ninguém mais que o número UM dentro dessa onda toda: Belivaldo Chagas. 
E cá pra nós, ele está certo. Quem já teve oportunidade de dar as cartas, e se fez de forma certa ou errada, já passou. Agora o mando do jogo está em suas mãos, e não pode sofrer interferência de veterano que insiste não aposentar, embora tenha anunciado que faria isso.
O surfista veterano que me refiro é o ex-governador Jackson Barreto, para não deixar a impressão de covardia em citá-lo numa análise clara, que até dispensaria a revelação para quem acompanha e conhece política.
A minha narrativa não diminui o político Jackson Barreto. Longe disso. Como dizem: é um animal político. Mas do ponto de vista de dar as cartas, aí não lhe cabe mais, a cabeceira da mesa está ocupada por outro, e que não deixará o baralho ser traçado sem que ele acompanhe os movimentos, e até mesmo determinar um novo traçado se o jogo não estiver do seu agrado. É por aí. Afinal, Belivaldo já esteve nas outras cadeiras da mesa, e até sem gostar do embaralhado, foi no jogo. 
Anote aí: quem tiver imaginando que o governador ainda não definiu a situação eleitoral de Aracaju aguardando decisão de Jackson Barreto está completamente enganado. Belivaldo tem profundo respeito pela liderança política de JB, mas, também sabe que agora é a sua vez de comandar o processo da sucessão municipal no estado.
Vamos pra frente, e guarde essas escritas nos seus arquivos para ler novamente um pouco mais na frente. É o próprio Belivaldo quem diz: "Muita calma nessa hora"!

Vinícius Porto fora do DEM

O vereador de Aracaju Vinícius Porto já está de malas prontas para ingressar no seu novo partido, o PDT. No Democratas, sigla que deixará na janela partidária próxima, a estratégia já é a montagem de uma chapa proporcional com pré-candidatos que não tenham mandato na atual legislatura. Dirigentes acham até que a procura pelo DEM será maior, uma vez que Vinícius é considerado candidato em potencial, e alguns pretensos candidatos buscam caminhos numa competitividade mais equilibrada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.