Pular para o conteúdo principal

O voto das árvores

O barulho com a obra da avenida Hermes Fontes realizada pela prefeitura de Aracaju tá grande, mas, tem prazo de validade, e o vencimento se dará logo após a inauguração, principalmente, quando a população perceber que ficou melhor.
O discurso ambientalista do momento trata de árvores que não proporcionam os efeitos teóricos proclamados pelos defensores da manutenção delas no canteiro central da avenida.
Quem trafega diariamente por este corredor, deve lembrar de nunca ter visto, sequer, uma pessoa debaixo das árvores buscando uma sombra. Nem podia ver. Além do risco, a grande maioria delas têm raízes superficiais, e provocam irregularidade no solo de seu entorno.
O discurso de alguns "defensores" tem mais foco político que ambiental. Ninguém é menino!
Quando o barulho passar, e o corredor da avenida Hermes Fontes ganhar um novo ritmo de tráfego, as árvores estarão esquecidas, e transformadas em satisfação pelos transeuntes da via, rendendo capital político para o prefeito Edvaldo Nogueira em sua reeleição. 

Restituição IRPF

O crédito bancário do sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019 está disponível nas contas dos contribuintes a partir de hoje (16). O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Aumento de salários de vereadores 

A Câmara Municipal de Aracaju emitiu NOTA, pela sua Mesa Diretora, esclarecendo o Projeto de Lei que foi aprovado na Casa, que trata de subsídios dos parlamentares municipais. Leia nota na íntegra:

"Em razão das notícias distorcidas e destoantes da realidade que vem sendo vinculadas, sobretudo em algumas redes sociais, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores vem prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Os projetos de Lei aprovados na última quinta-feira visam cumprir o que determina a Constituição Federal, que reza que o subsídio dos vereadores de uma nova legislatura deve ser fixado até junho do ano das eleições, e tem como referência o valor equivalente a 75% do salário de um deputado estadual. Dessa forma, esse novo subsídio entrará em vigor em 1º de janeiro de 2021, e assim sendo, nenhum vereador dessa legislatura o receberá. Diferentemente de Senadores, Deputados Federais e Estaduais, o vereador é o único parlamentar que não pode reajustar seu próprio salário, sendo assim falsas as notícias que estão sendo vinculadas nesse sentido;
2 – A fixação do novo subsídio, mesmo em 2021 não acarretará nenhum repasse ou gasto adicional de recursos públicos dos contribuintes, e será custeada com os recursos próprios da CMA. Isso é possível graças ao trabalho dessa gestão, que extingui 600 cargos comissionados, cortou custos com diárias e viagens, e realizará em 2020 o primeiro concurso público para servidores efetivos da CMA depois de 35 anos. Essa gestão ainda aprovou o novo plano de carreira dos servidores do legislativo municipal, e esses sim, os servidores da Casa terão já a partir de janeiro de 2020 um reajuste entre 5% e 30% em suas remunerações".
Aracaju, 16/12/2020
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju

Daniele Garcia

Além de provocar muito "burburinho" no meio político depois que foi noticiada sua filiação no Cidadania, a delegada Daniele Garcia apareceu muito bem (por não se apresentar ainda como candidata) numa pesquisa do Dataplan divulgada pelo Jornal da Cidade neste final de semana. Teve até um político experiente que me disse: "A delegada chegou, chegando"! 

Almeida Lima

Alguns jornalistas devem encontrar com o ex-secretário de estado da saúde, Almeida Lima, na próxima sexta-feira, 20. O convite é para confraternizar em sua residência, onde será oferecido um almoço. Bom apetite!

Preso prefeito de Laranjeiras

O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE) deflagrou desde as primeiras horas desta segunda-feira (16), uma operação denominada Citrus nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e Aracaju.

A ação foi desencadeada para apurar irregularidades na licitação para compra de medicamentos. Neste momento os agentes estão na sede da prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras.
Durante a operação, o prefeito do município de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, foi preso e foi conduzido para a sede do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária da Polícia Civil (Deotap) em Aracaju.
As informações são de que estão sendo cumpridos mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado. As buscas e apreensões acontecem em 17 alvos, entre residências, empresas e órgãos públicos, nos Municípios de Laranjeiras, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.