Pular para o conteúdo principal

O voto das árvores

O barulho com a obra da avenida Hermes Fontes realizada pela prefeitura de Aracaju tá grande, mas, tem prazo de validade, e o vencimento se dará logo após a inauguração, principalmente, quando a população perceber que ficou melhor.
O discurso ambientalista do momento trata de árvores que não proporcionam os efeitos teóricos proclamados pelos defensores da manutenção delas no canteiro central da avenida.
Quem trafega diariamente por este corredor, deve lembrar de nunca ter visto, sequer, uma pessoa debaixo das árvores buscando uma sombra. Nem podia ver. Além do risco, a grande maioria delas têm raízes superficiais, e provocam irregularidade no solo de seu entorno.
O discurso de alguns "defensores" tem mais foco político que ambiental. Ninguém é menino!
Quando o barulho passar, e o corredor da avenida Hermes Fontes ganhar um novo ritmo de tráfego, as árvores estarão esquecidas, e transformadas em satisfação pelos transeuntes da via, rendendo capital político para o prefeito Edvaldo Nogueira em sua reeleição. 

Restituição IRPF

O crédito bancário do sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019 está disponível nas contas dos contribuintes a partir de hoje (16). O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Aumento de salários de vereadores 

A Câmara Municipal de Aracaju emitiu NOTA, pela sua Mesa Diretora, esclarecendo o Projeto de Lei que foi aprovado na Casa, que trata de subsídios dos parlamentares municipais. Leia nota na íntegra:

"Em razão das notícias distorcidas e destoantes da realidade que vem sendo vinculadas, sobretudo em algumas redes sociais, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores vem prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Os projetos de Lei aprovados na última quinta-feira visam cumprir o que determina a Constituição Federal, que reza que o subsídio dos vereadores de uma nova legislatura deve ser fixado até junho do ano das eleições, e tem como referência o valor equivalente a 75% do salário de um deputado estadual. Dessa forma, esse novo subsídio entrará em vigor em 1º de janeiro de 2021, e assim sendo, nenhum vereador dessa legislatura o receberá. Diferentemente de Senadores, Deputados Federais e Estaduais, o vereador é o único parlamentar que não pode reajustar seu próprio salário, sendo assim falsas as notícias que estão sendo vinculadas nesse sentido;
2 – A fixação do novo subsídio, mesmo em 2021 não acarretará nenhum repasse ou gasto adicional de recursos públicos dos contribuintes, e será custeada com os recursos próprios da CMA. Isso é possível graças ao trabalho dessa gestão, que extingui 600 cargos comissionados, cortou custos com diárias e viagens, e realizará em 2020 o primeiro concurso público para servidores efetivos da CMA depois de 35 anos. Essa gestão ainda aprovou o novo plano de carreira dos servidores do legislativo municipal, e esses sim, os servidores da Casa terão já a partir de janeiro de 2020 um reajuste entre 5% e 30% em suas remunerações".
Aracaju, 16/12/2020
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju

Daniele Garcia

Além de provocar muito "burburinho" no meio político depois que foi noticiada sua filiação no Cidadania, a delegada Daniele Garcia apareceu muito bem (por não se apresentar ainda como candidata) numa pesquisa do Dataplan divulgada pelo Jornal da Cidade neste final de semana. Teve até um político experiente que me disse: "A delegada chegou, chegando"! 

Almeida Lima

Alguns jornalistas devem encontrar com o ex-secretário de estado da saúde, Almeida Lima, na próxima sexta-feira, 20. O convite é para confraternizar em sua residência, onde será oferecido um almoço. Bom apetite!

Preso prefeito de Laranjeiras

O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE) deflagrou desde as primeiras horas desta segunda-feira (16), uma operação denominada Citrus nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e Aracaju.

A ação foi desencadeada para apurar irregularidades na licitação para compra de medicamentos. Neste momento os agentes estão na sede da prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras.
Durante a operação, o prefeito do município de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck, foi preso e foi conduzido para a sede do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária da Polícia Civil (Deotap) em Aracaju.
As informações são de que estão sendo cumpridos mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado. As buscas e apreensões acontecem em 17 alvos, entre residências, empresas e órgãos públicos, nos Municípios de Laranjeiras, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisão do ministro Alexandre de Moraes é temerária para um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins

O artigo a seguir foi extraído do endereço eletrônico registrado no final, e tem a autoria de um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins, que faz referência, inclusive, à possibilidade de intervenção militar diante da desordem e desarmonia entre os poderes (em negrito no texto). Leia na íntegra: "Harmonia e independência dos poderes? Por Ives Gandra Martins Aos 85 anos e mantendo amizade e admiração com e por grande parcela dos juristas brasileiros e muitos estrangeiros, de todas as colorações ideológicas, é sempre com constrangimento que, no dever que me imponho de cidadão, sinto-me na obrigação de expor opinião contrária àqueles expoentes do direito, que, sendo amigos, encontram-se em funções públicas. Ao ler a Constituição, cujos trabalhos acompanhei de perto, participando de audiências públicas, oferecendo textos, alguns aprovados pela Constituinte e, informalmente, assessorando alguns constituintes, não consigo encontrar nenhum dispositivo que

A "generosidade" do Banese em nome da pandemia visa lucro altíssimo

O governador Belivaldo Chagas determinou que o Banco do Estado de Sergipe PRORROGASSE por três meses as mensalidades dos empréstimos consignados dos servidores públicos, bem como os CDCs , devido o momento difícil que todos estão passando pela pandemia do Covid-19. Desde o dia 1° de maio o BANESE   já disponibilizou para os aplicativos de smartphones a opção de "PRORROGAÇÃO" para quem tem empréstimo com a instituição financeira, e já provocou dúvidas e indignação em quem fez simulações nas "ofertas generosas" do banco para seus clientes. Diferente do que determinou o governador do Estado, e mais ainda do que explicou a assessoria de comunicação do BANESE, que disse o seguinte: "Dessa forma, a prorrogação está sendo oferecida com a manutenção da taxa de juros do contrato anterior, sem aumento no valor mensal das parcelas e sem cobrança de IOF, com a distribuição dos juros de carência nas parcelas do novo contrato". Dito assim, leigo que somos do sis

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS

Nestes últimos dias fomos agraciados com mais uma novidade que irá vigorar nas próximas eleições municipais, a possibilidade de que as convenções partidárias ocorram virtualmente. É certo que a pandemia que nos aflige acelerou mudanças que seriam observadas ao longo dos anos, fazendo presente cada vez mais a tecnologia à nossa vida, consequentemente ao sistema eleitoral também. Já passamos pelo período das janelas partidárias, das filiações, do alistamento, de mudança de domicílio eleitoral e de regularização do título de eleitor, tudo feito de forma virtual. Em nossos textos é sempre mencionada a necessidade de adequação ao momento em que estamos vivendo, e a experiência vem demonstrando tal necessidade, sendo certo o fato de que quem não buscar se amoldar ao momento poderá ficar para trás no pleito vindouro. Especificamente no que tange à realização das convenções partidárias por meio virtual, foi realizada consulta ao TSE questionando esta possibilidade, sendo proferido Parecer favo