
A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, explica que os pescados congelados devem indicar, de maneira clara, o peso líquido do pescado, sem considerar o peso da embalagem e da camada externa de gelo. “O peso líquido deve estar indicado na rotulagem do produto, mas não deve incluir a camada de gelo, que é colocada para garantir a conservação. O fornecedor é livre para utilizar a quantidade de gelo que julgar necessário, mas o produto ao ser descongelado, deve conter o peso indicado na embalagem”, detalha.
Ainda de acordo com a diretora técnica, aves e suínos congelados também devem apresentar a etiquetagem correta. ”Itens como pernil, peru e chester, bastante populares nesta época, devem estar dispostos nas prateleiras dos supermercados, devidamente etiquetados e com o peso líquido, que é de fato, a quantidade do produto, descontando o peso da embalagem”, esclarece.
Os produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento, muito comuns nesta época, como frutas desidratadas, nozes, castanhas ou bacalhau seco, assim como panetones, espumantes, vinhos e chocolates, que também são muito procurados, devem indicar a quantidade comercializada na vista principal, desconsiderando o valor da embalagem.
“Itens como sardinha e ervilhas em lata, palmito em conserva e frutas ou doces em calda, são imersos em líquidos. Nesses casos, as embalagens devem indicar o peso drenado (apenas a quantidade do produto principal) e o peso líquido (a quantidade do produto principal mais o líquido)”, completa Lúcia Calumby.
Balanças
A gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida, acrescenta que é preciso que o consumidor fique de olho nas balanças utilizadas no comércio varejista, pois ainda é comum a presença de balanças piratas, ou seja, aquelas cujo modelo não foi submetido a testes no Inmetro, e que por isso, não garantem o peso correto da mercadoria, podendo apresentar erros de pesagem maiores ou menores, prejudicando consumidores e também comerciantes.
A orientação é para que o consumidor acompanhe o processo de pesagem. “Antes de iniciar a pesagem, a balança deve estar indicando zero no mostrador. A balança também deve estar em local visível e apresentar nas laterais a etiqueta de verificação subsequente do ano vigente, ou seja, apresentar etiquetas com ano de 2020”, detalha.
Fonte ITPS
Almoço de Almeida
O ex-prefeito de Aracaju, Almeida Lima, almoçou na última sexta-feira com profissionais da comunicação de Sergipe. Na oportunidade, foi confirmada sua candidatura ano que vem pelo PV.
Almoço de Almeida II
Quem esteve presente no encontro com os comunicadores acompanhando Almeida foi o presidente estadual do Partido Verde Reinaldo Nunes.
Almoço de Almeida III
Pelo que disse durante o bate-papo com a imprensa, Almeida tentará convencer os eleitores que uma administração não pode ser apenas "obrista". Segundo ele, preciso alcançar muito mais que isso para ampliar melhores serviços à população em todos os setores.
Pressão contra o PSC
O prefeito Edvaldo Nogueira vem recebendo pressão de aliados para não fechar acordo, e obter apoio do PSC. Apesar do pré-anúncio depois de conversa com Clóvis Silveira e Zeca da Silva, Edvaldo afirmou em entrevista que não há nada acertado com a sigla.
Votação na Alese
Hoje é mais um dia de votação na Assembleia Legislativa de Sergipe. Os projetos em pauta não são os que tratam da reforma da previdência. Estes estão cumprindo o prazo de interstícios exigidos pelo Regimento Interno, e vão para a pauta no próximo dia 26.
Votação na Alese II
É possível que a Mesa Diretora da Assembleia estabeleça mais critérios para a ocupação das galerias. No mínimo, deve exigir que parlamentares não seja impedidos de trabalhar por conta de manifestações.
São Francisco
Depois de ter seu nome cotado para vice em uma das chapas da eleição suplementar no município, o jovem empresário Carlos Henrique, Bobó, pensa disputar uma vaga para Câmara de Vereadores. Não está definido, mas, caminha para isso. Sua candidatura seria pelo PSD.
Comentários
Postar um comentário