Pular para o conteúdo principal

Democracia exige respeito as diferenças

O projeto de reforma da previdência que está na pauta de discussões da Assembleia Legislativa tem provocado a presença de líderes sindicais na galerias do parlamento estadual. Eles e seus liderados discordam da proposta, e dizem que "democracia combina com direitos garantidos e respeitados".
É natural a discordância de qualquer matéria em tramitação no legislativo estadual. Tanto assim, que os parlamentares podem votar da forma que entenderem, e até se abster da votação. A Casa é de formação plural e, por isso, nem sempre alcança a unanimidade dos votos. 
Na sessão de ontem, quando foi colocada em votação a PEC que adéqua ao que fora aprovado pelo Congresso Nacional, a maioria dos deputados entraram em consenso por algumas emendas que beneficiam os servidores com mudanças e também inserções no texto original.
Vinte parlamentares concordaram com a proposta, dois se posicionaram contra, e outros dois estiveram ausentes.
Nas galerias a "pressão" foi grande, e com muita pertubação à ordem, considerando que a Casa tem um regimento, e estabelece regras para os assistentes das sessões, que não permite manifestações contra e, ou favorável, diante dos posicionamentos dos deputados.
Nesse aspecto se constata uma divergência absurda com o conceito de democracia declarado pelos líderes sindicais. Para eles "democracia combina com direitos garantidos e respeitados". Como assim?
O que se viu na sessão de ontem foi completamente o contrário dessa "tese". As galerias garantiam as falas do deputados contrários a PEC, e desrespeitavam os favoráveis.
O deputado Zezinho Guimarães, por exemplo, foi literalmente impedido pela desordem, enquanto Iran Barbosa falou à vontade.
É preciso registrar a tolerância do presidente da Casa, Luciano Bispo, que poderia inclusive determinar a intervenção da assistência militar para estabelecer a ordem, e não fez.
A luta por direitos é legítima, porém, não pode ser com a convicção que as pautas serão atendidas e, se não forem, vale a esculhambação e o desrespeito aos contrários. Não é por aí!
Vou repetir o que já escrevi aqui mesmo outro dia: 96,98% dos sergipanos estão fora dessa reforma proposta por Belivaldo.
Então, vamos combinar: garantam seus direitos e respeito, mas, entendam que os outros, ainda que discordando, devem receber essa recíproca na prática, e não na teoria como disseram.   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.