Pular para o conteúdo principal

96,98% dos sergipanos estão fora da Reforma da Previdência de Belivaldo

O Projeto de Reforma da Previdência do governo de Sergipe que deve chegar na Alese na próxima semana já está na pauta de discussões dentro e fora do parlamento.
Do lado de fora, há um sentimento por alguns leigos que a reforma da previdência do governo de Sergipe terá efeito na totalidade da polução sergipana, que pelo Censo de 2018 alcançou 2.278.308 habitantes.
Na verdade, a previdência de Sergipe destina-se apenas para os servidores públicos estadual, que são hoje sessenta e nove mil entre ativos, inativos e pensionistas. No universo da população esses servidores representam 3,02 % do total de sergipanos catalogados pelo Censo de 2018.
O total de beneficiários que envolve a previdência de Sergipe compreende cerca de 35 mil ativos, para 34 mil entre aposentados e pensionistas. 
O número ideal para uma previdência equilibrada, segundo a maioria dos que discutem o assunto, falam em quatro servidores ativos para cada um aposentado e, ou pensionista. Aqui em Sergipe essa conta está em 1,02% de ativos, para cada um inativo. Essa é a realidade que obriga uma reforma, sob pena de sacrificar toda população, diante da condição financeira dos estados brasileiros na atualidade, isto é, a conta chegou.
Numa coisa todos de sã consciência, sem radicalismo político, devem concordar: a reforma é necessária. E se é necessária, não pode ser feita com a maioria dos brasileiros que estão fora do serviço público, estabelecendo diferenças, e até mesmo privilégios aos trabalhadores do setor público.
A reforma da previdência que atende a maioria da população do Brasil já está posta e promulgada, depois de oito meses de discussão no Congresso Nacional. Essa é a condição previdenciária que valerá para 96,98% dos sergipanos, que estão acompanhando as discussões em torno da previdência estadual. 
Evidente que toda mudança provoca insatisfação em alguns, principalmente, quando se trata de benefícios. O que não é razoável, é saber que alguns políticos, embora saibam dessa necessidade, discursam de maneira populista contra a reforma da previdência, mesmo sabendo do engessamento da economia, e por consequência, o travamento do desenvolvimento do Brasil e seus estados.


LEI DE AUTORIA DE ANDRÉ MOURA APRIMORA ESTATUTO DO TORCEDOR

Mais um Projeto de Lei de autoria do ex-deputado federal André Moura (PSC/SE) foi sancionado pela Presidência da República, Jair Bolsonaro. O Projeto de Lei 2210/2011 foi transformado no artigo 39C da Lei 13.912, de 2019 que altera o Estatuto de Defesa do Torcedor e estende sua incidência a atos praticados em datas e locais diferentes dos eventos esportivos e institui novas hipóteses de responsabilidade civil objetiva de torcidas organizadas.

30 anos de Banese

Quem amanheceu celebrando data no dia de hoje foi o baneseano, Pedro Xavier. Em suas redes sociais, ele lembra que chegou no banco com 18 anos de idade, e agradece aos colegas pela troca de experiência e aprendizado durante seus 30 anos de casa, completados neste 6 de dezembro. Parabéns!

400 milhões de crescimento

O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA) se pronunciou na sessão desta segunda-feira, 2, sobre o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, publicado semana passada. O parlamentar garante que a receita do estado no período de janeiro a outubro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, teve um acréscimo de 400 milhões de reais.

Aparte de Zezinho Guimarães

Em aparte, o deputado Zezinho Guimarães (MDB) parabenizou o deputado pelo pronunciamento sobre as receitas do estado, mas pediu a mesma desenvoltura para apresentar dados sobre as despesas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.