Pular para o conteúdo principal

Quem é o Lula que está livre?

O Brasil vive um momento de muita apreensão diante da decisão que o Supremo Tribunal Federal - STF tomou, determinando que os réus só podem ser preso, segundo o que está na Lei, depois de transitado e julgado, pondo fim no cárcere, para alguns, na prisão após julgamento de segunda instância.
Dentre os beneficiados, está o ex-presidente Lula, que já deixou a prisão, e não faz outra coisa, senão, política, o que não deixou de fazer mesmo ainda preso.
O período de isolamento do petista em Curitiba não foi suficiente para compreender que ele foi condenado, e não preso político como ainda tenta incutir na cabeça dos brasileiros.
Tanto assim, que Lula deixou a prisão, mas, continua com a condenação em segunda instância, como também, as demais penalidades que lhe couberam pelo crime de corrupção. Portanto, Lula não está livre, nem inocentado.
O ex-presidente tem uma militância fiel, aguerrida, e segue sua liderança no desejo de retomar o comando da Nação, depois das experiências que viveram em seus quase quatorze anos ocupando a presidência do Brasil.
Imaginava que o "Lula Livre" beneficiado pela decisão do STF saísse do cárcere com mais serenidade, e com um discurso pacificador, ainda que fazendo oposição ao atual governo. Não foi assim.
Lula continua achando que o país só funciona se for com o comando de seu partido e, ou aliados, parecendo esquecer que não governou, ou lhe faltou oportunidade para transformar o país no que diz sua teoria. 

Efeitos da decisão do STF

Aqui em Sergipe decisões já foram tomadas, concedendo liberdade para os ex-deputados Augusto Bezerra e Paulinho da Vazinha, e do ex-prefeito de Capela, Sukita. Este último "saiu, saindo", e aproveitou para fazer um ato político no município que governou, chegando em carreata iniciada ainda na cidade de Nossa Senhora da Glória.

MDB de Aracaju

Para onde vai o MDB da capital sergipana depois da liberdade de Lula? O ex-governador que já anunciou apoio à reeleição de Edvaldo Nogueira vive colado na carana do PT, que deve ter candidatura própria em todas as capitais, principalmente do Nordeste. E agora? E se o PT tiver mesmo um candidato para Aracaju, onde estará JB?

Sergipe menor

Com a proposta de fusão de alguns municípios brasileiros, Sergipe poderá diminuir para sessenta e quatro unidades municipais da federação. Políticos locais já estão se posicionando contrários à decisão, a exemplo do deputado Garibalde Mendonça, que não vê necessidade dessa medida, diante do que já está constituído.

Lula ficha suja

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), ocupou a tribuna da tarde dessa segunda-feira (11), para rebater o discurso feito anteriormente pelo também deputado Francisco Gualberto (PT) sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu por proibir as prisões de pessoas condenadas em 2ª instância, beneficiando dentre outras pessoas, o ex-presidente Lula (PT).

Lula ficha suja II

Para Georgeo, Lula está em liberdade sim, mas não está apto para disputar eleições. Segundo ele, pelo placar no STF (6×5) não se trata de um tema pacífico. “Mesmo não concordando com alguns pontos, a gente respeita a fala do colega, mas em 2018, mesmo se não estivesse preso, Lula não poderia ser candidato porque ele é ficha suja para a legislação eleitoral. Existem contra ele várias sentenças por corrupção e ele não foi julgado apenas pelo ministro Sérgio Moro, enquanto juiz. Alguns recursos foram mantidos pelo próprio Tribunal Regional Federal”.

Novas moradias

O presidente Jair Bolsonaro entregou ontem (11), em Campina Grande, na Paraíba, 4,1 mil moradias populares a famílias de baixa renda. O presidente fez agradecimentos às autoridades que colaboraram para a conclusão do novo conjunto habitacional, e disse que, na política, “ninguém faz nada sozinho”.

Segue a Sintonia, depois de alguns dias sem edição.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.