Pular para o conteúdo principal

A bronca do caranguejo

No último final de semana, uma foto postada no instagram e grupos de whatsaap provocou bastante discussão e grito de advertência para consumidores de caranguejo em todo Sergipe. A imagem de um crustáceo aberto com a barrigada preta e a legenda afirmando que se tratava de óleo, deve ter rodado o mundo em segundos, principalmente, pelo fato de que as praias nordestinas ainda sofrem reflexos do acidente ambiental.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Sergipe),  Augusto Carvalho, reagiu contra à divulgação da imagem do caranguejo, e diz que acredita ser falsa a informação. Ele também comenta sobre as consequências danosas que uma informação dessa causa para os bares e restaurantes não apenas de Sergipe, mas, de todo litoral nordestino atingido pelas manchas de óleo. Mariscos são pratos mais consumidos na região.
Os responsáveis pelo instagram que fez a postagem da imagem junto com a informação garantem que fizeram a checagem do fato, e que se tratava de consumidores locais, acostumados de comer caranguejo.
Embora compreenda a preocupação do presidente da Abrasel, Augusto Carvalho, com o impacto da divulgação de um registro desse ocorrido dentro de um bar e restaurante na capital, acho excessivo o desejo de tornar o fato numa questão policial, uma vez que a divulgação também tem seu lado social, que é a prevenção da saúde de todos.
Por outro lado, concordo com Augusto, quando diz que vai procurar o secretário de turismo, Sales Neto, para juntos emitirem uma "Nota", tranquilizando os consumidores sergipanos, e os turistas que chegam por aqui. Certíssimo. Já devia ter feito. O ministério da saúde , pelo titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, disse semana passada, após algumas análises de mariscos capturados na região afetada, que não existia riscos no consumo. 
Lógico que o visual das praias tem chocado todos, mas, o manuseio com os pescados, se contaminados com o óleo, não é difícil a percepção, salvo casos isolados, como esse em questão.
Que todos possamos consumir o caranguejo e outros derivados do mar, melhor ainda, se já tivermos informações das punições e sanções dos culpados.
Algumas informações para formular nossa opinião foram buscadas no Só Sergipe - sosergipe.com.br.

Nas Alagoas

Quem esteve na tarde de ontem em Maceió para representar a Assembleia Legislativa de Sergipe numa Sessão Especial de Título de Cidadania Alagoana para o artista plástico sergipano, Ismael Pereira, foi o deputado Garibalde Mendonça, MDB.  

Nas Alagoas II

Ismael Pereira é nascido no município de Capela, depois teve comércio na cidade de Arapiraca/Alagoas, onde se fez político, inclusive, sendo deputado estadual por lá. Quem também prestigiou a homenagem foi o ex-vereador de Aracaju Júnior Pinheiro.

Zezinho Guimarães

Ainda repercute positivamente o posicionamento do deputado estadual Zezinho Guimarães, MDB, quando fez a defesa do Projeto de Educação aprovado semana passada na Alese.

Zezinho Guimarães II

Uma figura bem conhecida, que rodeia sempre a cúpula do governo, me disse que ouviu algum deles dizer que "o deputado Zezinho Guimarães foi firme, corajoso, e adotou uma postura de líder", me disse a fonte.

Encontro de conselheiros

Aconteceu nesta segunda-feira (4), a abertura do XXIX Encontro Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O encontro é promovido pela União Nacional dos Conselheiros de Educação (UNCME). Nesta terça-feira, entre os palestrantes, estará a governador do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. 

Eleição de São Francisco

O ex-prefeito Ailton Nascimento, MDB, teve seu registro de candidatura indeferido pelo Juiz Eleitoral Evilásio Correia. O magistrado concordou com o parecer ministerial, julgando procedente a Ação de impugnação de registro de candidatura.

Ainda São Francisco

Já pode entrar em pauta de votação de qualquer Sessão da Câmara de Vereadores de São Francisco, as contas do ex-prefeito Ailton Nascimento. O ambiente hoje não lhe favorece, o que seria outro problema jurídico, se as contas forem rejeitadas pelos vereadores. Haja coração!

PPP’s do Centro de Convenções de Sergipe

O Termo de Referência com a Descrição dos Estudos, cuja elaboração poderá ser autorizada mediante Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, está disponibilizado na íntegra no site institucional e o prazo para recebimento do requerimento de autorização para apresentação das propostas será até às 13h do dia 22 deste mês.







   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.