Pular para o conteúdo principal

A bronca do caranguejo

No último final de semana, uma foto postada no instagram e grupos de whatsaap provocou bastante discussão e grito de advertência para consumidores de caranguejo em todo Sergipe. A imagem de um crustáceo aberto com a barrigada preta e a legenda afirmando que se tratava de óleo, deve ter rodado o mundo em segundos, principalmente, pelo fato de que as praias nordestinas ainda sofrem reflexos do acidente ambiental.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Sergipe),  Augusto Carvalho, reagiu contra à divulgação da imagem do caranguejo, e diz que acredita ser falsa a informação. Ele também comenta sobre as consequências danosas que uma informação dessa causa para os bares e restaurantes não apenas de Sergipe, mas, de todo litoral nordestino atingido pelas manchas de óleo. Mariscos são pratos mais consumidos na região.
Os responsáveis pelo instagram que fez a postagem da imagem junto com a informação garantem que fizeram a checagem do fato, e que se tratava de consumidores locais, acostumados de comer caranguejo.
Embora compreenda a preocupação do presidente da Abrasel, Augusto Carvalho, com o impacto da divulgação de um registro desse ocorrido dentro de um bar e restaurante na capital, acho excessivo o desejo de tornar o fato numa questão policial, uma vez que a divulgação também tem seu lado social, que é a prevenção da saúde de todos.
Por outro lado, concordo com Augusto, quando diz que vai procurar o secretário de turismo, Sales Neto, para juntos emitirem uma "Nota", tranquilizando os consumidores sergipanos, e os turistas que chegam por aqui. Certíssimo. Já devia ter feito. O ministério da saúde , pelo titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, disse semana passada, após algumas análises de mariscos capturados na região afetada, que não existia riscos no consumo. 
Lógico que o visual das praias tem chocado todos, mas, o manuseio com os pescados, se contaminados com o óleo, não é difícil a percepção, salvo casos isolados, como esse em questão.
Que todos possamos consumir o caranguejo e outros derivados do mar, melhor ainda, se já tivermos informações das punições e sanções dos culpados.
Algumas informações para formular nossa opinião foram buscadas no Só Sergipe - sosergipe.com.br.

Nas Alagoas

Quem esteve na tarde de ontem em Maceió para representar a Assembleia Legislativa de Sergipe numa Sessão Especial de Título de Cidadania Alagoana para o artista plástico sergipano, Ismael Pereira, foi o deputado Garibalde Mendonça, MDB.  

Nas Alagoas II

Ismael Pereira é nascido no município de Capela, depois teve comércio na cidade de Arapiraca/Alagoas, onde se fez político, inclusive, sendo deputado estadual por lá. Quem também prestigiou a homenagem foi o ex-vereador de Aracaju Júnior Pinheiro.

Zezinho Guimarães

Ainda repercute positivamente o posicionamento do deputado estadual Zezinho Guimarães, MDB, quando fez a defesa do Projeto de Educação aprovado semana passada na Alese.

Zezinho Guimarães II

Uma figura bem conhecida, que rodeia sempre a cúpula do governo, me disse que ouviu algum deles dizer que "o deputado Zezinho Guimarães foi firme, corajoso, e adotou uma postura de líder", me disse a fonte.

Encontro de conselheiros

Aconteceu nesta segunda-feira (4), a abertura do XXIX Encontro Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O encontro é promovido pela União Nacional dos Conselheiros de Educação (UNCME). Nesta terça-feira, entre os palestrantes, estará a governador do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. 

Eleição de São Francisco

O ex-prefeito Ailton Nascimento, MDB, teve seu registro de candidatura indeferido pelo Juiz Eleitoral Evilásio Correia. O magistrado concordou com o parecer ministerial, julgando procedente a Ação de impugnação de registro de candidatura.

Ainda São Francisco

Já pode entrar em pauta de votação de qualquer Sessão da Câmara de Vereadores de São Francisco, as contas do ex-prefeito Ailton Nascimento. O ambiente hoje não lhe favorece, o que seria outro problema jurídico, se as contas forem rejeitadas pelos vereadores. Haja coração!

PPP’s do Centro de Convenções de Sergipe

O Termo de Referência com a Descrição dos Estudos, cuja elaboração poderá ser autorizada mediante Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, está disponibilizado na íntegra no site institucional e o prazo para recebimento do requerimento de autorização para apresentação das propostas será até às 13h do dia 22 deste mês.







   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisão do ministro Alexandre de Moraes é temerária para um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins

O artigo a seguir foi extraído do endereço eletrônico registrado no final, e tem a autoria de um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins, que faz referência, inclusive, à possibilidade de intervenção militar diante da desordem e desarmonia entre os poderes (em negrito no texto). Leia na íntegra: "Harmonia e independência dos poderes? Por Ives Gandra Martins Aos 85 anos e mantendo amizade e admiração com e por grande parcela dos juristas brasileiros e muitos estrangeiros, de todas as colorações ideológicas, é sempre com constrangimento que, no dever que me imponho de cidadão, sinto-me na obrigação de expor opinião contrária àqueles expoentes do direito, que, sendo amigos, encontram-se em funções públicas. Ao ler a Constituição, cujos trabalhos acompanhei de perto, participando de audiências públicas, oferecendo textos, alguns aprovados pela Constituinte e, informalmente, assessorando alguns constituintes, não consigo encontrar nenhum dispositivo que

A "generosidade" do Banese em nome da pandemia visa lucro altíssimo

O governador Belivaldo Chagas determinou que o Banco do Estado de Sergipe PRORROGASSE por três meses as mensalidades dos empréstimos consignados dos servidores públicos, bem como os CDCs , devido o momento difícil que todos estão passando pela pandemia do Covid-19. Desde o dia 1° de maio o BANESE   já disponibilizou para os aplicativos de smartphones a opção de "PRORROGAÇÃO" para quem tem empréstimo com a instituição financeira, e já provocou dúvidas e indignação em quem fez simulações nas "ofertas generosas" do banco para seus clientes. Diferente do que determinou o governador do Estado, e mais ainda do que explicou a assessoria de comunicação do BANESE, que disse o seguinte: "Dessa forma, a prorrogação está sendo oferecida com a manutenção da taxa de juros do contrato anterior, sem aumento no valor mensal das parcelas e sem cobrança de IOF, com a distribuição dos juros de carência nas parcelas do novo contrato". Dito assim, leigo que somos do sis

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS

Nestes últimos dias fomos agraciados com mais uma novidade que irá vigorar nas próximas eleições municipais, a possibilidade de que as convenções partidárias ocorram virtualmente. É certo que a pandemia que nos aflige acelerou mudanças que seriam observadas ao longo dos anos, fazendo presente cada vez mais a tecnologia à nossa vida, consequentemente ao sistema eleitoral também. Já passamos pelo período das janelas partidárias, das filiações, do alistamento, de mudança de domicílio eleitoral e de regularização do título de eleitor, tudo feito de forma virtual. Em nossos textos é sempre mencionada a necessidade de adequação ao momento em que estamos vivendo, e a experiência vem demonstrando tal necessidade, sendo certo o fato de que quem não buscar se amoldar ao momento poderá ficar para trás no pleito vindouro. Especificamente no que tange à realização das convenções partidárias por meio virtual, foi realizada consulta ao TSE questionando esta possibilidade, sendo proferido Parecer favo