Pular para o conteúdo principal

Procuradores X Promotores

Está para chegar na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei de autoria do Ministério Público que divide opiniões entre procuradores e promotores.
O conteúdo da proposta ainda não é de conhecimento de todos os parlamentares, mas, pelo que parece, contraria a maioria dos promotores da instituição, que já começam a conversar com deputados para tentar rever o texto original quando chegar na Casa.
O presidente da Associação Sergipana do Ministério Público - ASMP, promotor Nilzir Vieira, esteve na Alese na manhã desta quarta-feira, 23, junto com alguns colegas, apresentando a contrariedade da categoria com o texto proposto pelo Procurador Geral, Eduardo D'Ávila.
Sem muito detalhes, parece que o projeto exclui os promotores da possibilidade de assumir o comando da instituição, ficando restrito apenas para os procuradores. Algo assim.
Seja lá o que for, os parlamentares deverão apreciar e votar a proposta diante da contrariedade dos promotores, que são maioria, em favor da minoria de procuradores. Uma bucha!
A Assembleia pode emendar o projeto, coisa que pouco se faz quando se trata de proposta de outras instituições, salvo quando conversado e alterado antes mesmo de começar a tramitar na Casa. Vem muita coisa por aí!

Liberação de recursos

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, ao se reunir com o governador Belivaldo Chagas na tarde desta quarta-feira, 23, no Palácio de Despachos, anunciou a chegada de mil kits de equipamentos de proteção individual para limpeza das praias e a liberação de R$ 2,5 milhões que serão empregados no combate ao óleo que adentrou no litoral sergipano desde o dia dois de setembro. Acompanharam a reunião, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo.



Neurocirurgia




Acontece de hoje até o próximo sábado, 26, o XVIII Congresso Nordestino de Neurocirurgia. O evento ocorre no Hotel Radisson, na Orla da Atalaia da capital. Quem esteve muito empenhado na organização do evento foi o neurocirurgião Dr. Fernando Aguiar. Sucesso no evento!




Cobrando segurança


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã desta quarta-feira, 23, ocorrências de precarização nos trabalhos dos agentes de Segurança Socioeducativo da Fundação Renascer, desvalorização por conta do aumento do processo de terceirização, contratos realizados de forma irregular e a necessidade de concurso público para o cargo. O parlamentar iniciou exibindo um vídeo sobre a paralisação da categoria cobrando mais segurança, por parte do Poder Público, e a tentativa de fuga no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) que deixou dois agentes feridos neste mês de outubro.

Crédito Habitacional

O presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, disse ontem (23) que o banco vai adotar crédito habitacional pré-fixado, com taxa fixa, a partir de 2020. Guimarães fez uma palestra nesta quarta-feira na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Pacto federativo

Depois da reforma da Previdência, o governo se concentrará na reforma do pacto federativo e enviará a proposta ao Congresso na próxima semana, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele falou rapidamente com a imprensa ao deixar o Senado, onde acompanhou a divulgação do resultado da aprovação do texto principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reforma da Previdência, em segundo turno.

Reforma da previdência

Após pouco mais de três horas de discussão, o Plenário do Senado aprovou o texto-base da reforma da Previdência em segundo turno. Às 19h22, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), proclamou o resultado. A proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada por 60 votos contra 19.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisão do ministro Alexandre de Moraes é temerária para um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins

O artigo a seguir foi extraído do endereço eletrônico registrado no final, e tem a autoria de um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins, que faz referência, inclusive, à possibilidade de intervenção militar diante da desordem e desarmonia entre os poderes (em negrito no texto). Leia na íntegra: "Harmonia e independência dos poderes? Por Ives Gandra Martins Aos 85 anos e mantendo amizade e admiração com e por grande parcela dos juristas brasileiros e muitos estrangeiros, de todas as colorações ideológicas, é sempre com constrangimento que, no dever que me imponho de cidadão, sinto-me na obrigação de expor opinião contrária àqueles expoentes do direito, que, sendo amigos, encontram-se em funções públicas. Ao ler a Constituição, cujos trabalhos acompanhei de perto, participando de audiências públicas, oferecendo textos, alguns aprovados pela Constituinte e, informalmente, assessorando alguns constituintes, não consigo encontrar nenhum dispositivo que

A "generosidade" do Banese em nome da pandemia visa lucro altíssimo

O governador Belivaldo Chagas determinou que o Banco do Estado de Sergipe PRORROGASSE por três meses as mensalidades dos empréstimos consignados dos servidores públicos, bem como os CDCs , devido o momento difícil que todos estão passando pela pandemia do Covid-19. Desde o dia 1° de maio o BANESE   já disponibilizou para os aplicativos de smartphones a opção de "PRORROGAÇÃO" para quem tem empréstimo com a instituição financeira, e já provocou dúvidas e indignação em quem fez simulações nas "ofertas generosas" do banco para seus clientes. Diferente do que determinou o governador do Estado, e mais ainda do que explicou a assessoria de comunicação do BANESE, que disse o seguinte: "Dessa forma, a prorrogação está sendo oferecida com a manutenção da taxa de juros do contrato anterior, sem aumento no valor mensal das parcelas e sem cobrança de IOF, com a distribuição dos juros de carência nas parcelas do novo contrato". Dito assim, leigo que somos do sis

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS

Nestes últimos dias fomos agraciados com mais uma novidade que irá vigorar nas próximas eleições municipais, a possibilidade de que as convenções partidárias ocorram virtualmente. É certo que a pandemia que nos aflige acelerou mudanças que seriam observadas ao longo dos anos, fazendo presente cada vez mais a tecnologia à nossa vida, consequentemente ao sistema eleitoral também. Já passamos pelo período das janelas partidárias, das filiações, do alistamento, de mudança de domicílio eleitoral e de regularização do título de eleitor, tudo feito de forma virtual. Em nossos textos é sempre mencionada a necessidade de adequação ao momento em que estamos vivendo, e a experiência vem demonstrando tal necessidade, sendo certo o fato de que quem não buscar se amoldar ao momento poderá ficar para trás no pleito vindouro. Especificamente no que tange à realização das convenções partidárias por meio virtual, foi realizada consulta ao TSE questionando esta possibilidade, sendo proferido Parecer favo