Pular para o conteúdo principal

Presidente por um dia!

A cadeia sucessória da presidência da república fez chegar ao palácio do Planalto o senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, devido as ausências do presidente Bolsonaro, do vice Mourão, e do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia. 
Em Sergipe, na condição de comandante da Nação, ainda que interino, Alcolumbre assinou decreto, nesta quinta-feira (24), durante visita a Aracaju, que determina ampliação do pagamento do auxílio defeso, destinado aos pescadores das localidades afetadas pelas manchas de óleo no litoral sergipano.
Em uma de suas declarações no solo sergipano, ele disse que “o decreto vai assegurar a atividade desses pescadores nesse período. O governo federal está atento a essas questões e dando uma saída. Uma ação em um litoral de 2.400 km, é humanamente impossível você botar um contingente para ficar vigiando a costa do Nordeste, porque se você botar 30 mil homens não vão conseguir. O que a gente precisa fazer é ter a clareza de que a edição da MP é o mecanismo adequado para atender com recursos disponibilizados, para que os prefeitos na ponta, os governadores na ponta, possam fazer esse trabalho”.
Embora tenhamos muitos voluntários envolvidos nas ações de limpeza das praias atingidas, o presidente em exercício disse também que o momento exige a união de todos. “Queremos avançar na mitigação dos danos. O correto é todos darmos as mãos para diminuir o impacto desta tragédia ambiental. Eu acredito que o encaminhamento possível é editar uma medida provisória para garantir que Estados e Prefeituras consigam efetivamente limpar os locais, com, por exemplo, a contratação de pessoal”, avaliou.
Todos sabem que essa sucessão para chegar até o presidente do Senado não é "um acaso". Se trata de uma articulação planejada entre os demais anteriores de Alcolumbre e, por isso, as decisões tomadas pelo presidente em exercício, ainda que por um curto período, têm consistência, e a anuência do titular efetivo, neste caso, o presidente Bolsonaro.
Para Sergipe, por exemplo, a presença do senador David Alcolumbre foi bastante positiva, considerando que não se tratou de uma visita apenas. Aqui, o presidente em exercício tomou decisão, prorrogando, por Decreto, o seguro-defeso, que garantirá a 60 mil pescadores, afetados pelas manchas no Nordeste, parcela extra do benefício.

Operação adversa

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25), a Operação “Reação Adversa” com o objetivo de obter provas e fazer cessar as atividades de organização criminosa, instalada nesta capital, responsável pela importação, produção, distribuição e comércio de anabolizantes para diversos estados da federação.

Operação adversa II

As investigações tiveram início a partir da prisão em flagrante de um indivíduo, em outubro de 2018, no instante em que tentava despachar aproximadamente 60 (sessenta) unidades de anabolizantes através de empresa de transporte de cargas.

Fundo de combate da pobreza

O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que tem o objetivo viabilizar ou possibilitar, à população do Estado que precisar, o acesso a níveis dignos de subsistência. Contudo, os recursos podem não estar sendo utilizados da maneira que deveria. Quem faz a denúncia é o deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, que, utilizando informações do I-Gesp, está fazendo um levantamento para averiguar como esse dinheiro é gasto.

Fundo de combate da pobreza II

O parlamentar promete revelar nos próximos dias algumas incoerências que foram encontradas nesta investigação. São casos onde os recursos do fundo foram gastos de uma maneira diferente da sua finalidade maior – que deveria ser a de combater a pobreza. “Muitos pontos nos chamaram a atenção de forma negativa. Em breve vamos trazer os dados completos e mostrar que infelizmente o dinheiro não está chegando a quem mais precisa”, afirmou o parlamentar.

Mais um nome dos Reis

Pelo que vem se movimentando no município de Lagarto, parece que o vice-presidente estadual do MDB, Sérgio Reis, está decidido em disputar o comando da prefeitura na eleição do ano que vem. Nos últimos dias, "cada mergulho é um flash" nas redes sociais, mostrando o rapaz em contato com o povo lagartense. Vai quê?

Festa de São Judas Tadeu

A comunidade católica do bairro América está vivendo dias de muita fé e devoção. No Largo da Igreja dos Capuchinhos está acontecendo o Novenário de São Judas Tadeu, que hoje celebra o sétimo dia.  Na noite de ontem, sexto dia do novenário, o deputado estadual Garibalde Mendonça foi um dos convidados, e aproveitou para entregar ao Frei Jony a Lei de sua iniciativa, que tornou a festa de São Judas Tadeu em Patrimônio Cultural e Imaterial e Sergipe.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisão do ministro Alexandre de Moraes é temerária para um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins

O artigo a seguir foi extraído do endereço eletrônico registrado no final, e tem a autoria de um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins, que faz referência, inclusive, à possibilidade de intervenção militar diante da desordem e desarmonia entre os poderes (em negrito no texto). Leia na íntegra: "Harmonia e independência dos poderes? Por Ives Gandra Martins Aos 85 anos e mantendo amizade e admiração com e por grande parcela dos juristas brasileiros e muitos estrangeiros, de todas as colorações ideológicas, é sempre com constrangimento que, no dever que me imponho de cidadão, sinto-me na obrigação de expor opinião contrária àqueles expoentes do direito, que, sendo amigos, encontram-se em funções públicas. Ao ler a Constituição, cujos trabalhos acompanhei de perto, participando de audiências públicas, oferecendo textos, alguns aprovados pela Constituinte e, informalmente, assessorando alguns constituintes, não consigo encontrar nenhum dispositivo que

A "generosidade" do Banese em nome da pandemia visa lucro altíssimo

O governador Belivaldo Chagas determinou que o Banco do Estado de Sergipe PRORROGASSE por três meses as mensalidades dos empréstimos consignados dos servidores públicos, bem como os CDCs , devido o momento difícil que todos estão passando pela pandemia do Covid-19. Desde o dia 1° de maio o BANESE   já disponibilizou para os aplicativos de smartphones a opção de "PRORROGAÇÃO" para quem tem empréstimo com a instituição financeira, e já provocou dúvidas e indignação em quem fez simulações nas "ofertas generosas" do banco para seus clientes. Diferente do que determinou o governador do Estado, e mais ainda do que explicou a assessoria de comunicação do BANESE, que disse o seguinte: "Dessa forma, a prorrogação está sendo oferecida com a manutenção da taxa de juros do contrato anterior, sem aumento no valor mensal das parcelas e sem cobrança de IOF, com a distribuição dos juros de carência nas parcelas do novo contrato". Dito assim, leigo que somos do sis

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS

Nestes últimos dias fomos agraciados com mais uma novidade que irá vigorar nas próximas eleições municipais, a possibilidade de que as convenções partidárias ocorram virtualmente. É certo que a pandemia que nos aflige acelerou mudanças que seriam observadas ao longo dos anos, fazendo presente cada vez mais a tecnologia à nossa vida, consequentemente ao sistema eleitoral também. Já passamos pelo período das janelas partidárias, das filiações, do alistamento, de mudança de domicílio eleitoral e de regularização do título de eleitor, tudo feito de forma virtual. Em nossos textos é sempre mencionada a necessidade de adequação ao momento em que estamos vivendo, e a experiência vem demonstrando tal necessidade, sendo certo o fato de que quem não buscar se amoldar ao momento poderá ficar para trás no pleito vindouro. Especificamente no que tange à realização das convenções partidárias por meio virtual, foi realizada consulta ao TSE questionando esta possibilidade, sendo proferido Parecer favo