Pular para o conteúdo principal

Presidente por um dia!

A cadeia sucessória da presidência da república fez chegar ao palácio do Planalto o senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, devido as ausências do presidente Bolsonaro, do vice Mourão, e do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia. 
Em Sergipe, na condição de comandante da Nação, ainda que interino, Alcolumbre assinou decreto, nesta quinta-feira (24), durante visita a Aracaju, que determina ampliação do pagamento do auxílio defeso, destinado aos pescadores das localidades afetadas pelas manchas de óleo no litoral sergipano.
Em uma de suas declarações no solo sergipano, ele disse que “o decreto vai assegurar a atividade desses pescadores nesse período. O governo federal está atento a essas questões e dando uma saída. Uma ação em um litoral de 2.400 km, é humanamente impossível você botar um contingente para ficar vigiando a costa do Nordeste, porque se você botar 30 mil homens não vão conseguir. O que a gente precisa fazer é ter a clareza de que a edição da MP é o mecanismo adequado para atender com recursos disponibilizados, para que os prefeitos na ponta, os governadores na ponta, possam fazer esse trabalho”.
Embora tenhamos muitos voluntários envolvidos nas ações de limpeza das praias atingidas, o presidente em exercício disse também que o momento exige a união de todos. “Queremos avançar na mitigação dos danos. O correto é todos darmos as mãos para diminuir o impacto desta tragédia ambiental. Eu acredito que o encaminhamento possível é editar uma medida provisória para garantir que Estados e Prefeituras consigam efetivamente limpar os locais, com, por exemplo, a contratação de pessoal”, avaliou.
Todos sabem que essa sucessão para chegar até o presidente do Senado não é "um acaso". Se trata de uma articulação planejada entre os demais anteriores de Alcolumbre e, por isso, as decisões tomadas pelo presidente em exercício, ainda que por um curto período, têm consistência, e a anuência do titular efetivo, neste caso, o presidente Bolsonaro.
Para Sergipe, por exemplo, a presença do senador David Alcolumbre foi bastante positiva, considerando que não se tratou de uma visita apenas. Aqui, o presidente em exercício tomou decisão, prorrogando, por Decreto, o seguro-defeso, que garantirá a 60 mil pescadores, afetados pelas manchas no Nordeste, parcela extra do benefício.

Operação adversa

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25), a Operação “Reação Adversa” com o objetivo de obter provas e fazer cessar as atividades de organização criminosa, instalada nesta capital, responsável pela importação, produção, distribuição e comércio de anabolizantes para diversos estados da federação.

Operação adversa II

As investigações tiveram início a partir da prisão em flagrante de um indivíduo, em outubro de 2018, no instante em que tentava despachar aproximadamente 60 (sessenta) unidades de anabolizantes através de empresa de transporte de cargas.

Fundo de combate da pobreza

O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que tem o objetivo viabilizar ou possibilitar, à população do Estado que precisar, o acesso a níveis dignos de subsistência. Contudo, os recursos podem não estar sendo utilizados da maneira que deveria. Quem faz a denúncia é o deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, que, utilizando informações do I-Gesp, está fazendo um levantamento para averiguar como esse dinheiro é gasto.

Fundo de combate da pobreza II

O parlamentar promete revelar nos próximos dias algumas incoerências que foram encontradas nesta investigação. São casos onde os recursos do fundo foram gastos de uma maneira diferente da sua finalidade maior – que deveria ser a de combater a pobreza. “Muitos pontos nos chamaram a atenção de forma negativa. Em breve vamos trazer os dados completos e mostrar que infelizmente o dinheiro não está chegando a quem mais precisa”, afirmou o parlamentar.

Mais um nome dos Reis

Pelo que vem se movimentando no município de Lagarto, parece que o vice-presidente estadual do MDB, Sérgio Reis, está decidido em disputar o comando da prefeitura na eleição do ano que vem. Nos últimos dias, "cada mergulho é um flash" nas redes sociais, mostrando o rapaz em contato com o povo lagartense. Vai quê?

Festa de São Judas Tadeu

A comunidade católica do bairro América está vivendo dias de muita fé e devoção. No Largo da Igreja dos Capuchinhos está acontecendo o Novenário de São Judas Tadeu, que hoje celebra o sétimo dia.  Na noite de ontem, sexto dia do novenário, o deputado estadual Garibalde Mendonça foi um dos convidados, e aproveitou para entregar ao Frei Jony a Lei de sua iniciativa, que tornou a festa de São Judas Tadeu em Patrimônio Cultural e Imaterial e Sergipe.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.