Pular para o conteúdo principal

Nomes que podem surgir do DEM

Os times já começam a conversar com mais frequência para analisar e planejar o torneio eleitoral de 2020. É o que podemos chamar de pré-temporada, quando os partidos buscam atrair nomes competitivos para disputar a eleição, seja proporcional e, ou majoritária.

Uma novidade que está sendo muito discutida nesses encontros partidários é o fim das coligações, o que obriga as legendas obterem votos suficientes para alcançar o coeficiente eleitoral. Isso significa dizer que os times devem ser bem escalados.

Existe uma prática velha de atrair possíveis candidatos proporcionais, garantindo aos pretendentes que o partido não terá em seu quadro de filiados qualquer detentor de mandato. Não sei se com a nova regra das médias isso seja algo relevante para quem deseja disputar uma eleição. A totalização de votos dos partidos requer nomes de peso, isto é, os puxadores de votos. 

Além da chapa proporcional, os nomes para a disputa majoritária também estão nas discussões partidárias. O DEM, por exemplo, não esconde o desejo de ter o deputado Garibalde Mendonça disputando a prefeitura de Aracaju pela sigla. O problema é que o parlamentar tem um impedimento legal, e não pode deixar seu atual partido, apesar do desconforto enquanto filiado.

Mas o Democrata tem  opções outras como a delegada Georlize, o deputado Gilmar Carvalho, que também deseja disputar a PMA, e tantos outros que podem ser alternativa para o pleito de 2020.

Paralisação de professores

Os professores e professoras das escolas municipais e estaduais decidiram, em assembleia unificada paralisar as atividades nesta quarta (02) e quinta-feira (03).

Na agenda de luta estão marcados atos em frente a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (dia 02) às 8h e no Palácio de Despachos (dia 03) às 14h.

Os professores e professoras sergipanos se engajam na luta nacional contra os cortes na Educação promovidos pelo governo federal, e a reforma da previdência.

No caso do magistério da rede estadual a luta também é em defesa do reajuste do piso na carreira e na denúncia de que a crise financeira alardeada pelo governo estadual é fake. Por isso, os atos “A Crise em Sergipe é Fake” que tem percorrido municípios de norte a sul do estado também serão realizados nas feiras livres de Aracaju.

Com informações e foto do Sintese

Fomento para Agropecuária

O governo federal lançou nesta terça-feira (1º) um plano para impulsionar o desenvolvimento rural na região Nordeste. Batizado de AgroNordeste, o programa pode ser implementado ainda este ano ou até o fim do ano que vem em 12 territórios da região que contemplam os nove estados nordestinos mais o norte de Minas Gerais. Ao todo, deve atender a uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, além de promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

Reforma da Previdência no Senado

Depois de quase quatro horas de sessão, o Plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reforma a Previdência. Às 22h51, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), proclamou o resultado: 56 votos a favor, 19 contra e nenhuma abstenção. Eram necessários 49 votos, equivalentes a três quintos dos senadores mais um, para aprovar o texto.Alcolumbre pretendia concluir a tramitação do texto-base e dos destaques até as 22h. No entanto, o número de senadores que se inscreveram para discursarem, a maioria da oposição, atrasou o início da votação. A sessão começou às 16h, com a votação de outras matérias, mas os encaminhamentos do texto-base da PEC da Previdência só começaram às 18h50.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.