Pular para o conteúdo principal

Não se cogita fechamento da Petrobrás em Sergipe

Se o presidente da Petrobrás não estiver "blefando", a notícia parece ser muito boa para os trabalhadores da empresa com sede na rua do Acre em Aracaju.

A provocação para alcançar a fala do presidente foi do deputado federal Fábio Henrique, PDT, conforme noticiado por sua assessoria no texto a seguir:

"A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal convocou ao presidente da Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A), Roberto Castello Branco, para uma audiência, na tarde desta terça-feira (08). Na oportunidade, o presidente foi questionado pelo deputado federal Fábio Henrique (PDT/SE) sobre a situação da empresa e os desinvestimentos que estão acontecendo em Sergipe, justamente quando ocorreram importantes descobertas no Estado.

Fábio Henrique ressaltou que Sergipe é um estado produtor de petróleo e com grandes descobertas de reserva de gás natural. “Há uma informação de que, em janeiro de 2020, a sede da Petrobrás será desativada. Os trabalhadores da Petrobrás devem ser direcionados para o Sudeste e os terceirizados perderão seus empregos. A informação é que isso faz parte de uma política da empresa de retirada de suas ações administrativas do Nordeste”, falou o deputado.

De acordo com o parlamentar, essa notícia tem deixado Sergipe muito preocupado, pela importância da Petrobrás tem na economia do Estado. “Acho que essa é uma oportunidade para esclarecer o que há de verdade. A Petrobrás vai sair de Sergipe? Operações deixarão de existir? A base administrativa será desativada?”, questionou Fábio Henrique.

Sobre o fechamento da base administrativa, Roberto Castello Branco afirmou que esse fato não está em discussão no momento. “É parte da nossa estratégia a venda de campos maduros terrestres e em águas rasas. Isso porque a contribuição desses campos para a produção total da Petrobrás é muito pequena, a produtividade é muito baixa. A produtividade média do Pré-Sal é de 21 mil barris/dia até 50 mil barris/dia, já uma produtividade média da produtividade de poços é de apenas 16 barris/dia”, explicou o presidente.

Ele explicou que os campos estão sendo vendidos para empresas pequenas e médias produtoras de petróleo. “Eles não estão pagando centenas de milhões para fechar o campo, eles não rasgam dinheiro, estão fazendo isso porque possuem tecnologia para recuperação desses poços. Essas empresas vão substituir a Petrobrás nesses campos, irão investir, gerar empregos e arrecadação para os estados”, argumentou o gestor.

“Falaram sobre o desmonte da Petrobrás no Nordeste, isso não é verdade! Sergipe é um estado que nos interessa em águas profundas, e continuaremos investindo no que a Petrobrás sabe fazer de melhor, com capital humano especializado e tecnologia. Sergipe está fazendo as coisas certas, se tornará um harbi de exportação e distribuição de gás natural liquefeito, com um centro de produção de energia elétrica a gás natural. Vejo boas perspectivas para o Estado, com possibilidade de irradiar para outros estados do Nordeste”, disse Castello Branco.

FAFEN

O presidente da Petrobrás também falou sobre a situação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – FAFEN, situada no município de Laranjeiras. “Ela está em estado de hibernação, foi posta para arrendamento, e no dia 11 de novembro receberemos as propostas. Já sabemos que existem várias empresas com interesse de arrendamento”, enfatizou Roberto Castello Branco".

Por Henrique Matos/Foto assessoria

O desmantelo do MDB

É impressionante saber que um presidente de diretório de uma agremiação partidária trabalha para enfraquecer a sigla. Pelo menos, foi o que informou o jornalista Diógenes Bryner, FaxAju, que ouviu de uma fonte bem avisada, que Jackson Barreto tem orientado lideranças da capital e interior se filiarem em outros partidos para disputar as eleições de 2020. 

O desmantelo do MDB II

Um partido que em 2018 tinha: 1 governador (Jackson Barreto), 1 deputado federal (Fábio Reis), 3 deputados estaduais (Luciano Bispo, Garibalde Mendonça, Zezinho Guimarães) 2 vereadores na capital (Bigode, Dr. Gonzaga), pode chegar em 2022 com: 1 deputado federal (Fábio Reis), 1 deputado estadual (Luciano Bispo), 1 vereador na capital (Bigode). É ou não um DESMANTELO? Não tem REIS que aguente!

FUNDEB

Nesta terça-feira (08), o governador Belivaldo Chagas e demais chefes dos executivos estaduais participaram do VII Fórum Nacional de Governadores, em Brasília. Temas de relevância nacional foram retomados em mais uma edição do Fórum, a exemplo do Pacto Federativo, as reformas Previdenciária e Tributária, bem como o Pacote Anticrime. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi uma das principais pautas em debate, e que, durante o encontro, resultou na assinatura de uma nota onde os governadores defendem a tramitação célere da PEC 15/2015.

Vereador Evando Franca

Na manhã desta terça-feira (08), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), ocupou a Tribuna para criticar algumas informações veiculadas a respeito do vereador licenciado, Evando Franca (PSD), e pediu aos parlamentares mais respeito com a situação de saúde do colega.

Vereador Evando Franca II

Segundo Nitinho, foram veiculadas informações de que alguém votou no lugar do parlamentar Evando Franca durante uma votação de pauta na Câmara. “Sobre essa informação, peço ao vereador Lucas Aribé, que como presidente da Comissão de Ética, abra um inquérito para investigar essa situação. Agora é uma falta de respeito ficarem veiculando essa informação sem saber se é verdade. Ficam fazendo discurso desgastando a imagem de quem não pode se defender, isso é falta de respeito com qualquer ser humano”, disse.

Vereador Evando Franca III

O presidente da CMA pediu aos parlamentares mais respeito com a situação de saúde do vereador. “Ele precisou cuidar de sua saúde, a licença não tem nada ilegal. Quando o vereador solicitou a licença para esta Casa, todos os vereadores votaram a favor aqui no Plenário e agora ficam aqui criticando e falando mal de quem está com problemas de saúde. Isso é falta de respeito. Evando tem família, tem filhos, tem amigos. Respeito a mídia, tenho respeito a todos os vereadores, mas nunca fui demagogo e sei que nesse momento precisamos ter mais respeito com o vereador e com a presidência desta Casa”, enfatizou.

Óleo nas praias

De o acordo com o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, as novas ações objetivam evitar que as águas fluviais sejam atingidas. “Ontem o Gabinete de Crise criado pelo Governo do Estado realizou mais uma reunião e, entre as decisões tomadas, acionamos os órgãos e empresas que possuem maior expertise no assunto para a contenção e não contaminação dos nossos rios, uma vez que envolve o abastecimento humano. Em breve serão instaladas boias absorventes a fim de que a substância não adentre nos nossos rios, a exemplo do Vaza Barris, Sergipe, São Francisco, Japaratuba e do Rio Real”, explica.

Óleo nas praias II

De acordo com o Diretor-Presidente da Adema, Gilvan Dias, o trabalho de contenção faz parte da decretação de emergência pelo Governo do Estado. “Por conta do Plano de Emergência Individual (PEI), que é encaminhado para algumas empresas no sentido de que elas atendam às necessidades solicitadas, até a quarta-feira, 09, a Petrobras está providenciando barreiras absorventes (boias) que estão vindo dos Estados do Pernambuco e Maranhão e serão instaladas em pontos estratégicos dos rios, já mapeados pelas nossas equipes”, exemplifica.

Óleo nas praias III

Gilvan Dias diz ainda que as ações de monitoramento no litoral continuam sendo executadas. “Estamos com quatro equipes trabalhando, duas no Litoral Sul e duas no Litoral Norte, que além do mapeamento das manchas nas praias, estão realizando um trabalho de educação ambiental com a população que vai encontrando nas áreas monitoradas, alertando-as para não manterem contato físico com a substância, além das equipes de retirada do material na faixa de areia”, enfatiza.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.