Pular para o conteúdo principal

Muita calma nessa hora!

O litoral nordestino continua recebendo óleo, o que já e considera o maior acidente ambiental, sem qualquer registro anterior nessas proporções, e com tanta agressividade. É grave? Extremamente!

Pelos registros dos fatos, existiu uma dormência dos órgãos ambientais fiscalizadores, uma vez que não se precaveram quando as primeiras notícias chegaram, dando conta de pequenas manchas de óleo se aproximando da costa nordestina.

A falta de precaução tornou-se emergência depois que as praias foram invadidas pelo óleo, e continuam provocando estragos. Cenas horríveis em paisagens extraordinárias que o litoral nordestino possui.

Com o impacto consumado pela falta de prevenção, os governos iniciaram uma força tarefa para conter e recuperar o litoral, e iniciaram uma investigação para descobrir a autoria do caso, segundo apurado inicialmente, ocorrido em alto mar. 

Com o problema consolidado e necessitando de providências urgentes, a sociedade também se mobiliza em alguns lugares para colaborar e dar celeridade na recuperação das praias, constatando o espírito solidário dos brasileiros.

O problema é que aqui e acolá surgem "lideranças" emergentes com vistas em candidaturas nas eleições que estão por vir, e "tocam o terror" em redes sociais, como se nada estivesse sendo feito pelos governos envolvidos. Coisa de fácil percepção, principalmente, para a comunidade política, que já conhece o desejo dos "guerreiros" ativistas quando estão diante de algum caos. Embora se expressem em confissão que estão comovidos pelo ocorrido, e por isso se jogam de corpo e alma nas ações, lá frente veremos alguns desses na telinha pedindo ao povo um "votinho", relembrando seu envolvimento nas ocorrências dessa natureza. 

É necessário reconhecer o tamanho do estrago causado pelo óleo, mas é preciso também muita calma nessa hora, e não passar a impressão de que nada está sendo feito, apenas com o objetivo de se posicionar como "salvador da pátria".

Governo sem Projeto que aumente despesas

O Governo do Estado emitiu nota nesta quarta-feira (16), para informar que, após reunião entre o governador Belivaldo Chagas, o secretário da Fazenda, Marcos Queiroz, e o secretário da Administração, George Trindade, neste momento, por conta da crise financeira que afeta o Estado, não irá enviar para a Assembleia Legislativa, nenhum Projeto de Lei que aumente despesas, ou reestruture carreira, ainda que com impacto futuro.

Governo sem Projeto que aumente despesas II

Essa decisão é mesmo que haja clareza nas tratativas relacionadas ao pacto federativo entre União e Estados, no que se refere a ampliação do recebimento de recursos financeiros pelos Estados, sejam eles ordinários, a exemplo da PEC 51, ou extraordinários, a exemplo da Securitização, Plano Mansueto e as Reformas Previdenciária e Tributária.

Governo sem Projeto que aumente despesas III

O Governo do Estado reafirma que continuará persistindo na luta para atender os compromissos assumidos, mas reconhece que o momento é de perseguir de forma radical o equilíbrio fiscal das contas públicas para criar a possibilidade de resgatar a capacidade de investimento do governo do estado e assim poder conceder melhorias para as categorias dos servidores públicos, sem que afetem os serviços à população. O Governo informou ainda que manterá aberto o diálogo com as categorias, mantendo respeito e transparência.

Visita emergencial de Ministro

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou no final da tarde desta quarta-feira (17) o litoral dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe, para observar a situação nas manchas de óleo que atingiram praias do Nordeste.
Em Sergipe, o ministro esteve na Universidade Federal da Sergipe (UFS) e conversou com a equipe do Laboratório de Petróleo e Energia da Biomassa (PEB), que está analisando as manchas de óleo encontradas em Sergipe. “A opinião do que nós vimos aqui é a hipótese de que esse óleo dos barris tenha relação com o óleo encontrado nas diversas manchas encontradas no litoral. E que, portanto, dão mais um elemento para a investigação que está sendo muito bem feita pela Marinha do Brasil, sobre a origem desse fato que é o derramamento de óleo no litoral”, disse o ministro.

Congresso estadual do PT

O 7° Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT/Sergipe) será realizado sábado (19), em Aracaju. O encontro vai eleger a nova direção estadual do partido e reunir suas principais lideranças políticas.
Com o tema “Lula Livre”, o congresso se iniciara as 8 horas, na sede do Sindicato dos Bancários.
 O congresso encerra um ciclo de organização interna e instaura um debate mais forte para as eleições de 2020. Juntos, vamos traçar o modelo de cidade que precisamos em Aracaju e em cada município do nosso estado, disse o presidente do PT de Aracaju, Jefferson Lima.
O Congresso Estadual antecede ao Nacional, em novembro, quando o PT define a próxima direção nacional, através do Processo de Eleições Diretas (PED).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.