Pular para o conteúdo principal

A palavra sincera e respeitosa de Gualberto para o MP

O dia de ontem na Assembleia Legislativa foi bem movimentado. Os trabalhos legislativos foram abertos por volta das 9:30 hs, e só foram conclusos depois das 18:00 hs, quando todos os itens da pauta de votação foram discutidos e votados pelos deputados.

Durante a discussão do projeto de autoria do Ministério Público, o deputado Francisco Gualberto usou a tribuna para justificar o seu voto favorável, dizendo que seguia um roteiro em todo o seu tempo que está no parlamento de não votar contra matérias que venham de outros poderes. 

O projeto do Ministério Público contraria Promotores de Justiça, por conta da alteração do perfil dos membros da Instituição habilitados para concorrer ao cargo de Procurador Geral. 

Depois da justificativa, Gualberto fez um desabafo muito sincero e respeitoso dirigido para a Instituição, lamentando como o Poder Legislativo e alguns dos seus membros são tratados pelo MP. 

Dando um exemplo da diferença do funcionamento de outros órgãos para a Alese, o deputado disse que não se pode exigir presenças dos assessores nos gabinetes, salvo os administrativos, considerando que o mandato parlamentar tem um alcance de estado, o que não é possível exercê-lo sem que sua assessoria esteja dimensionada neste território.

O deputado foi mais além, e fez outro lamento contra a exposição que é feita da classe política por alguns membros de órgãos fiscalizadores, principalmente, quando convocam a imprensa para anunciar que vai investigar algum político. Para Gualberto, e é verdade, basta o anúncio da investigação para macular a imagem de quem quer que seja, ainda mais do político.

A importância do Ministério Público na fiscalização do cumprimento das leis, e na defesa dos direitos dos cidadãos, é reconhecida por todos que desejam um país funcionando com transparência. Gualberto também vê a instituição com essa magnitude.

O petista sem dúvida alguma falou da tribuna o que a maioria esmagadora da classe política gostaria de dizer, mas, talvez, por temor de consequências danosas, sofrem calados os desgastes promovidos por atitudes precipitadas de alguns.

É necessário ter um Ministério Público forte e independente, entretanto, concordamos que existem excessos em algumas "providências" desencadeadas por determinados membros da instituição. 

"Sergipe é o último"

O deputado Zezinho Guimarães na defesa do Projeto de Educação encaminhado pelo Poder Executivo fez uma exposição de motivos para justificar sua posição favorável. Com índices de avaliação da educação de todo país, o parlamentar mostrou que Sergipe é o último colocado em todas as avaliações, comparado com os demais estados.

Lixões em Sergipe

O governador Belivaldo Chagas entregou aos representantes dos Consórcios de Resíduos Sólidos do Baixo São Francisco (CONBASF) do Sul e Centro Sul Sergipano (CONSCENSUL), os Projetos Básicos e Executivos dos Aterros Sanitários, que visam colaborar com os municípios na extinção dos lixões, conforme requisita a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS/12.305/).

Manchas de óleo

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, na manhã desta quarta-feira, 30, em seu gabinete, com o Comitê de Gerenciamento de Crise para avaliar os impactos causados pelas manchas de óleo nas praias e rios da capital sergipana. Ao fazer um balanço das ações colocadas em prática desde que o desastre ambiental atingiu as praias sergipanas, no último dia 4 de outubro, o gestor elencou os pontos de destaque e reforçou a necessidade de um trabalho contínuo, diante da possibilidade do surgimento de novas manchas no litoral aracajuano.

Recesso parlamentar 

A proposta de redução do tempo do recesso parlamentar para 55 dias foi aprovada ontem pela maioria dos deputados. Gilmar Carvalho se absteve de votar na matéria, alegando que já teria apresentado duas proposições com o mesmo objetivo, e sequer fora colocada para tramitar.O tempo de recesso do parlamento sergipano se iguala ao Congresso Nacional, que já é assim.

Garibalde sugere que Tuk-Tuks sejam cedidas para municípios

Na manhã desta quarta-feira, 30, o deputado Garibalde Mendonça, MDB, em conversa com colegas parlamentares, sugeriu que os Tuk-tuks que estão sem utilidades na Secretaria de Estado da Saúde sejam cedidos para os municípios sergipanos.

Garibalde disse que os triciclos podem ser úteis para as prefeituras distribuírem merenda escolar para os povoados, sementes para as associações que possuam convênio, além de outras atividades que podem colaborar nas administrações municipais.

“O investimento já está consumado, e é preciso encontrar uma alternativa para os equipamentos, já que a SES avalia os triciclos improdutivos na circulação do trânsito da capital”, comentou o deputado, que também conversou com o Secretário da Saúde, Dr. Valberto, quando tomou conhecimento de que ele já havia pensado também nessa possibilidade.

Garibalde avalia que uma decisão nesse sentido deve ser tomada com uma certa urgência, considerando que a falta de uso dos triciclos acelera a deterioração do bem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.