Pular para o conteúdo principal

Valberto tranquilo para o embate de 2020

Ontem tive um bate papo com o atual secretário da saúde do estado, Dr. Valberto, que demonstra muita tranquilidade para uma possível disputa eleitoral ano que vem no município de Propriá, onde deve concorrer ao cargo de prefeito daquela cidade.

O médico cirurgião falou que vem mantendo conversas com lideranças locais, e não mergulhou com mais fervor no objetivo dessa possível candidatura ainda, para atender um pedido do governador Belivaldo Chagas, que lhe recomendou dedicação plena na gestão da saúde, e tratar da política, se realmente for candidato, no momento certo para isso.

Os números de pesquisas feitas para consumo interno tem apresentado o favoritismo de Dr. Valberto diante dos demais pretendentes, mas, não são elementos que os convençam estabelecer uma zona de conforto e, por isso, prefere não se expor em determinados eventos no município, para não perder o foco na administração da pasta da saúde, sendo confundido entre o secretário e o possível candidato.

"Tenho aproveitado os finais de semana para conversar com as pessoas na minha casa em Propriá, e não trazer para nossa gestão qualquer dúvida de que estamos dispersos e desatentos das necessidades da saúde do estado, por conta de uma candidatura que poderá ser consolidada somente no ano que vem", explicou Dr. Valberto. 

Na visão do possível candidato a prefeito, Propriá necessita de uma gestão mais enxuta, dentro do que é a realidade do ponto de vista financeiro, e não vender ilusões e sonhos que alimentem a expectativa da população, sem qualquer segurança econômica para a execução de um planejamento que a arrecadação comporte.

"Sei que chegando ao comando do município não terei vida fácil, mas, sou de encarar desafios, e me sinto preparado se essa for a minha missão confiada pelo povo propriaense", afirmou Dr. Valberto, complementando que Propriá merece viver dias melhores, como já foi no passado, e que perdeu sua pujança com o passar do tempo.

Sobre o partido que disputará a eleição, se for o caso, o médico prefere aguardar o momento certo para essa decisão, e também, uma conversa com o governador, com quem deseja compartilhar e definir sobre sua candidatura, e consequentemente, assim endo, por qual partido.

DEM na bienal do Livro

Existem todas as dificuldades para mudanças de partidos, principalmente, para os que estão no exercício dos mandatos. Os impedimentos não são jusrtificativas para que os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Capitão Samuel e Zezinho Guimarães mantenham um diálogo frequente com a direção estadual dos democratas em Sergipe através do seu presidente, ex-deputado federal José Carlos Machado. Os quatros estiveram juntos na noite de ontem, 11, na Bienal do Livro na cidade de Itabaiana. 

Júnior Pinheiro

O ex-veraeador por Aracaju Júnior Pinheiro já confirmou sua filiação no DEM, acompanhando o deputado Garibalde Mendonça, ainda no MDB. Pinheiro disse que o deputado levará nomes significativos e competitivos para o partido, e que certamente ampliará a bancada de vereadores na Câmara de Aracaju.

Operação Metástase

O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com o Comando de Operações Especiais (COE) e o Departamento de Combate ao Crime Tributário e Administração Pública (DEOTAP), deflagrou na manhã desta quinta-feira (12), a terceira fase da Operação Metástase, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.

A ação acontece em Aracaju e Nossa Senhora das Dores – no centro e zona rural -, e tem como foco principal o aprofundamento de provas de grupo criminoso que atuava na gestão da Fundação Beneficente Hospital de Cirurgia.

A primeira fase ocorreu em 24 de julho de 2018 em Aracaju e Nossa Senhora das Dores, quando então diretores da Fundação Beneficente foram detidos. Eles ganharam liberdade no dia seguinte após pagamento de fiança. Hoje, o Hospital está sob a intervenção judicial de Márcia Guimarães, servidora da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o GAECO/MPSE, por meio de levantamentos de dados e de campo, o ex-gestor do Hospital de Cirurgia utilizou-se de duas construtoras, registradas em nome de “laranjas” – sócios residentes no município de Nossa Senhora das Dores – com a finalidade de desvio de verba pública da saúde e utilizadas na compra de bens e enriquecimento ilícito do gestor à época. A investigação versa sobre crimes contra a Administração Pública, Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa.

Com informações do GAECO

Regra de ouro

Os deputados federais Felipe Rigoni (PSB-ES) e Pedro Paulo (DEM-RJ) buscaram ontem, 11, apoio do governo para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/18, que limita o crescimento de despesas obrigatórias, regulamenta a regra de ouro e institui um plano de revisão de despesas da União. A PEC cria gatilhos para ajustar as contas públicas, como a redução de salários de servidores e consequente menor carga horária de trabalho. Os deputados reuniram-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes, técnicos do ministério e da Câmara dos Deputados, em Brasília.A regra de ouro determina que o governo não pode endividar-se para financiar gastos correntes (como a manutenção da máquina pública), apenas para despesas de capital (como investimento e amortização da dívida pública) ou para refinanciar a dívida pública.

Lei de telecomunicações

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) aprovou ontem, 11, o Projeto de Lei da Câmara nº 79, de 2016, que promove uma reforma na legislação de telecomunicações do país.A matéria agora deve seguir para plenário, embora haja ainda disputas se ela pode ser apreciada por outras comissões.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.