Pular para o conteúdo principal

Sem quebrar ovos não se faz omelete

É grande a queixa de alguns setores da imprensa, de políticos e populares, com a obra de recapeamento que está em execução pela Prefeitura de Aracaju na Avenida Beira Mar.  Evidente que o serviço causa transtorno, e o consequente aborrecimento dos condutores pelo congestionamento que atravessam no local.

Alguns questionam a razão do serviço não ser feito no período noturno, o que a PMA justifica, esclarecendo que o orçamento seria acrescido de mais 30% no seu custo, se a opção fosse essa. É o óbvio. Qualquer empresa cobraria custos adicionais por execução de serviços em horários extraordinários.

Já ouvi barulho por essa mesma motivação em outras administrações, como também ouvi elogios logo após a conclusão dos serviços nos mesmos locais. Processo natural que ocorre durante, e depois das obras.

Minha crítica contra a Prefeitura de Aracaju sobre os serviços de recapeamento em vias da capital se dá pelas inúmeras frentes instaladas, provocando transtornos em diversas localidades, o que poderia ser feito e concluso de forma mais ordenada, mas, tenho consciência plena de que não se faz omelete sem quebrar ovos.

Imposto Zero

O Ministério da Economia zerou o imposto de importação para centenas de produtos, entre eles, equipamentos médicos, de informática e para a indústria. A informação foi destacada pelo presidente Jair Bolsonaro em publicação na sua conta pessoal no Twitter.“Após zerar impostos de medicamentos que combatem AIDS e câncer, o Governo Bolsonaro, via @MinEconomia, faz o mesmo com centenas de produtos, entre eles, com equipamentos e produção médicos, exames, cirurgias oftalmológicas, informática e outros”, escreveu.

A Portaria Nº 2.024, de 12 de setembro de 2019, da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia foi publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União e entra em vigor dois dias úteis a partir da data de publicação.

Também pelo Twitter, o Ministério da Economia informou que já foram zerados impostos de importação de 1.189 produtos. “Estamos trabalhando para baratear o custo de investimentos e facilitar o acesso dos brasileiros a bens que não são produzidos aqui. Já zeramos o imposto de importação de 1.189 produtos. Agora, damos mais um passo para incentivar o investimento e a modernização das nossas fábricas”, diz a publicação.

No início do mês de agosto, o governo também reduziu as tarifas de importação de 17 produtos como medicamentos para tratamento de câncer e HIV/Aids com o objetivo de reduzir o custo de produção das empresas instaladas no Brasil e o preço dos produtos para os consumidores.

Senadora Maria do Carmo  é Machado

O presidente estadual do DEM e a senadora Maria do Carmo Alves participaram de reuniões nos últimos dias para tratar da liberação de emendas parlamentares do orçamento 2020 para municípios e instituições. Na Codevasf, por exemplo, foi discutida a possibilidade de destinar recursos para projetos que vão beneficiar diversos municípios sergipanos, como Gararu, que tem sofrido com a falta de água.  Já para a Prefeitura de Aracaju, a senadora, que representa o DEM/SE no Senado, assegurou a destinação de recursos para diversos projetos. No Instituto Lourival Fontes, que realiza um importante trabalho de assistência à jovens e vem passando por dificuldades, e na Legião Feminina de Combate ao Câncer, também foram assegurados recursos para investimentos.

Fames realiza formação sobre a função da assistência social na administração pública

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – FAMES realizou mais um curso de qualificação, dessa vez, voltado para à assistência social e suas demandas municipais. O encontro aconteceu no auditório da Fames, e reuniu diversos profissionais que atuam diariamente com a pasta nas prefeituras.

A palestra foi ministrada pela consultora da área de assistência da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Rosângela Ribeiro, que reconheceu a importância do âmbito assistencial para a administração pública. “Os gestores precisam traçar diretrizes para que a área social do município alcance os seus mais diversos públicos, dentro daquilo que venha a ser o serviço prestado para a sociedade”.

Foram discutidos, planejamentos, execução orçamentária, a necessidade de integração com as outras áreas, a utilização dos recursos da assistência, tipos de repasses na área e blocos de financiamento, e o Fundos da Infância e Adolescência (FIA), entre outros. “Sabemos que os recursos destinados a assistência social estão escassos, e esta qualificação tem como ideia central capacitar os gestores e profissionais da área para que saibam lidar com o orçamento e manter um equilíbrio na manutenção dos serviços nos municípios”, destacou o presidente da Fames, Christiano Cavalcante.

CRAS, CREAS e Bolsa Família também foram discutidos durante a palestra.

Por INNUVE

Ameça de morte contra Rodrigo Valadares

A polícia continua investigando sigilosamente o Boletim de Ocorrência registrado na Secretaria de Segurança Pública pelo deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB).
O momento mais duro das ameaças de morte ocorreu em Aracaju, mas não tem nada a ver com políticos com base eleitoral na capital sergipana.
Dois familiares – pai e filho – deram o recado, olho no olho.
Os dois fazem política no interior do Estado.
Foi dito que a execução poderia ser encomendada em outro Estado do Nordeste.
O deputado não fala sobre o assunto.
Todo conteúdo extraído no portal: nenoticias.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.