Pular para o conteúdo principal

O valor da Comunicação no mercado

No Brasil, 7,2 milhões deverão ser treinados em novas habilidades

Menos treinamento e mais relacionamento. No futuro, o mercado de trabalho vai valorizar mais habilidades interpessoais do que técnicas.

Essa é uma das conclusões do estudo do Institute for Business Value (IBV), feito pela International Business Machines Corporation (IBM) e divulgado no mês de setembro.

Segundo a publicação, nos próximos três anos, 120 milhões de trabalhadores nas dez maiores economias do mundo precisarão de recapacitação profissional como resultado do impacto da utilização de Inteligência Artificial e Automação Inteligente no mercado de trabalho. E essa capacitação não deve ser necessariamente técnica.

Só no Brasil, 7,2 milhões de profissionais terão que ser treinados em novas habilidades. E parte desse treinamento vai ter que vir do próprio empregador. “O mercado de talentos está saturado, há uma necessidade da empresa de olhar para a própria força de trabalho”, diz Christiane Berlinck, diretora de RH da IBM Brasil.o, o tempo passou de quatro para 40 dias.

E porque esse movimento ocorre? “Num mundo com tarefas automatizadas a gente vai precisar de uma sofisticação do profissional para garantir a continuidade de capacitação. Na área de tecnologia tem ainda um agravante que a atualização é muito rápida dos sistemas. Talvez seja a indústria que primeiro sofra nesse ponto de escassez de talentos. E por isso a que mais investe na capacitação da força de trabalho”, comenta Christiane.

E não é só da capacitação técnica que a diretora de RH está falando. A parte dos 120 milhões de trabalhadores que tem mais chance de despontar deve investir também nas “soft skills”, que dizem respeito à personalidade e ao comportame

A pesquisa feita com quase 6 mil CEOs (sigla, em inglês para Chief Executive Officer – Diretor Executivo em português)  de 48 países indica que 59% reclamam de não contar com pessoas, habilidades ou recursos necessários para executar suas estratégias de negócios. Segundo o estudo, o tempo investido para capacitar um profissional em uma nova habilidade aumentou 10 vezes em apenas 4 anos. No Brasil, por exemplnto. As “hard skills” falam das habilidades técnicas: é saber programar, usar ferramentas e até, para quem, por exemplo, é jornalista, escrever um texto com coerência e sentido.

Segundo Daniel Goleman, no livro Inteligência Emocional, as “soft skills” são as capacidades mentais, emocionais e sociais que as pessoas adquirem ao longo da vida. São conquistadas por vivências, contexto cultural, educação.

A escola, a universidade, o grupo de amigos, e como se relacionar com todos esses agentes, fazem parte do pacote desenvolvido pelas “soft skills”. Se essas características começam a se desenvolver já na infância, requerem atenção durante toda a vida, em especial para quem quer trabalhar em um ambiente corporativo.

Nesse cenário, a pesquisa concluiu que enquanto novas aptidões estão surgindo rapidamente, outras estão se tornando obsoletas. No caso do Brasil, em 2016 habilidades críticas eram “capacidade de se comunicar efetivamente em um contexto de negócios” e “Recursos técnicos CTEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática”. Já em 2018, as duas principais habilidades procuradas foram as comportamentais “gerenciamento de tempo e capacidade de priorizar” e “disposição de ser flexível, ágil e adaptável às mudanças”.

Para Goleman, as habilidades comportamentais mais importantes são: colaboração, flexibilidade, trabalhar sob pressão, comunicação eficaz, orientação para resultados e liderança de equipe. O autor sugere ainda características que profissionais precisam ter para desenvolver a inteligência emocional como “método emocional de autogerenciamento” (por exemplo, meditação), gerenciamento do tempo (saber priorizar) e apostar na cultura do feedback (permitir que as pessoas avaliem suas habilidades).

Para Christiane, desenvolver as habilidades técnicas e as interpessoais é também trabalho das empresas pois isso significa criar um ambiente de trabalho mais flexível, colaborativo e empático.  “Esse mapa de talentos é limitado, se as empresas não fizerem nada para cobrir essa necessidade de mão de obra existe o risco da própria organização não conseguir crescer o seu negócio por falta de pessoas qualificadas”, comenta.

(Da agência Brasil)

Valberto é a bola da vez em Propriá

Favorito em todas as pesquisas de consumo interno realizadas na cidade de Propriá, o atual secretário da saúde do estado, Dr. Valberto, vem sendo a bola da vez por alguns pretendentes ao cargo de prefeito municipal. As tentativas de desgaste de sua imagem ocorrem de toda forma. Enquanto uns acusam de uso da pasta em benefício de sua campanha na cidade, outros lhe marcam cada passo, denunciando-o até por uma participação num evento sócio-esportivo do América Futebol Clube. Ainda há quem tente provocar dificuldades nos entendimentos de Dr. Valberto com os democratas locais, a exemplo de Zé João Nascimento, com quem o médico vem conversando, e costurando possível aliança para 2020.

Não teve remédio para Edinaldo da Farmácia em Canindé

A Câmara Municipal de Canindé do São Francisco cassou o mandato do prefeito Edinaldo da Farmácia, por 10 votos, durante sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (23). A sessão teve início pela manhã e só terminou no final da tarde.
Ednaldo estava sendo acusado de emitir notas fiscais frias para a aquisição de materiais de saúde e apropriação indébita previdenciária.

TCE/SE intinerante em Lagarto

Um projeto de suma importância, realizado pela Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), estará em Lagarto na próxima sexta-feira, 27 de setembro, às 8h30. O TCE-SE Itinerante tem o objetivo de capacitar gestores, vereadores, membros de Conselhos, representantes de sindicatos e classistas, e conta com o apoio da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – FAMES.

Ao participar do projeto, os gestores terão a oportunidade de melhorar o trabalho realizado nos respectivos municípios através de temas relacionados a direito, economia, administração, contabilidade, geografia e meio ambiente.

“Compartilhar conhecimentos é essencial para qualquer gestor que deseje avanço municipal. O TCE Itinerante é um projeto preparado para qualificar prefeitos, gestores e parlamentares, a fim de propor uma gestão planejada e eficiente’’, destaca o presidente da Fames, Christiano Cavalcante.
Palestras e debates também estão dentro de toda programação, que acontecerá na Faculdade Dom Pedro II, localizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, nº 40, Cidade Nova, a partir das 8h30.

POR INNUVE/FAMES

Secretário das novinhas

Em um município grande da região Centro Sul e Sul de Sergipe, um áudio gravado por uma mãe de uma jovem, que ela mesma a trata como "novinha", acusa um secretário municipal de uma pasta importante da administração de assédio. A mãe revela o nome da autoridade no áudio, e ainda cita o nome de um possível auxiliar do secretário na conquista da jovem para o seu acervo, já que também é revelado os mesmos "modus operandi" com outras "novinhas da cidade". Como diria Prefeitinho, radialista do município de Lagarto: "O bolo é grande!"

Julgamento dos embargos de Belivaldo/Eliane ocorre dia 30

Depois do julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) que terminou com a cassação por 6×1, da chapa Belivaldo Chagas e Eliane Aquino, agora o tribunal irá julgar os embargos de declaração,  apresentados pela defesa da coligação, para que os sete juízes possam manter ou rever os votos.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral condenou o governador Belivaldo Chagas (PSD) à cassação do mandato e inelegibilidade por oito anos. O mandato da vice-governadora também foi cassado.

Na próxima segunda-feira (30), o TRE julgará os embargos de declaração impetrados pela defesa de Belivaldo e Eliane.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.