Pular para o conteúdo principal

Julho sem arrecadação

O momento difícil que atravessam os estados e municípios é voz corrente de todos os gestores que estão à frente da gestão pública. Não há recursos para serviços essenciais, e muito pior para investimentos em favor da população.

Aqui em Sergipe não é diferente das demais unidades da federação, e tende a ficar pior diante do posicionamento que o SINDIFISCO decidiu adotar nos primeiros dias do mês de julho. É que os auditores fiscais entrarão em greve por cinco dias e com possibilidades de mais dias de paralisação, se não chegar a bom termo as negociações da categoria com o governo.

De acordo com o presidente do sindicato, Pedroza, não houve avanço nas negociações com o governo estadual relativo à proposta construída com gestores da Sefaz relativa ao Prêmio de Incentivo à Arrecadação, e a decisão pela greve se deu em protesto à ausência de resposta do governo.

Sem desmerecer os demais setores que compõem a estrutura do Estado, a Sefaz é sem dúvida a base de toda pirâmide administrativa, por tratar de órgão arrecadador, e por isso, surpreende a informação do representante do SINDIFISCO de que o governo não tenha dado qualquer resposta às propostas da categoria.

Tenho dito que "Não" em política também é resposta, e dependendo da justificativa que os gestores tenham para uma negativa, é possível evoluir para uma compreensão dos que reivindicam suas melhoras. Pior é a falta de diálogo, que provoca uma paralisação de um setor tão importante.

O governador Belivaldo Chagas tem recebido representantes sindicais em seu gabinete, e tem até evitado algumas manifestações da mesma natureza pelo diálogo, então, o que estaria faltando ao "Galeguinho" para não avançar com os auditores fiscais?
O tamanho do prejuízo que uma paralisação desse setor provoca é insignificante? Acho que não!



Prestação de contas fora do prazo

Para Georgeo Passos, a prestação de contas deveria ter acontecido a mais tempo. De acordo com ele, os dados apresentados podem ser considerados ultrapassados. “É importante frisar que a vinda do secretário à Assembleia está fora do prazo. Ele traz dados referentes ao ano de 2018 e nós sabemos que a saúde é bem dinâmica e que os problemas de hoje não são iguais aos de ontem”.


Ausência estranha

Quem não acompanhou o secretário da saúde, Valberto Oliveira, na audiência diante dos deputados estaduais, foi o superintendente do HUSE, Dr. Darcy. O secretário até justificou sua falta, dizendo que o superintendente estava em outro compromisso. O estranho é que se trata do gestor do maior hospital público do estado,  e a audiência na ALESE já estava marcada com bastante antecedência. Tem coisa aí!


Hospital do Câncer

Sobre a construção do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas, o secretário disse que 3, 65% da obra iniciada foi concluída. “Já foi elaborado Termo de Referência para licitação de empresa especializada em soluções de engenharia visando a continuidade das obras e foi deflagrado processo licitatório, por três vezes, sem obter êxito. Ainda sobre a atenção oncológica, houve a expansão da radioterapia por meio do acelerador linear, que está em funcionamento desde março de 2018”, complementa.

 
De volta pra casa

Se o deputado estadual Garibalde Mendonça aceitar o convite do prefeito Edvaldo Nogueira de ingressar com ele no PDT, o parlamentar estará retornando para a Casa onde iniciou sua vida política em 1996, quando foi candidato a prefeito de Aracaju.


PF detém assessor

A Polícia Federal (PF) deteve ontem (27), em Brasília, o assessor especial do Ministério do Turismo, Mateus Von Rondon Martins. Sócio-fundador de uma empresa de serviços de internet e marketing criada em 2013 e cujas atividades encerrou em janeiro deste ano, pouco antes de se tornar assessor direto do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, Martins é suspeito de integrar um suposto esquema que fraudava candidaturas eleitorais em Minas Gerais.
Martins foi detido na casa em que mora em Brasília. Outros dois ex-assessores do ministro do Turismo também foram presos em caráter temporário nesta mesma operação: Robertinho Soares e Haissander Souza de Paula, que foram assessores de gabinete do ministro Marcelo Álvaro Antônio quando este foi deputado federal, entre 2015 e 2019. Até abril deste ano, Soares ocupou provisioriamente o cargo de secretário da legenda.



Nota de Pesar

Faleceu ontem a Sra. Laurita Brandão, mãe do ex-deputado e ex-prefeito de Propriá Renato Brandão, o Renatinho. Enviamos nossos sinceros sentimentos de Pesar para toda família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fundo do Poço de Ismael!

Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, ex-deputado estadual, candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, e político atuante à época, Ismael Silva, que anda fora da cena política atual, faz um desabafo do que vem ocorrendo no Brasil, e critica duramente o comportamento do ex-presidente Lula, principalmente, numa relação que ele diz existir entre o PT e o narcotráfico. O ex-petista assegura no seu artigo que o "PT, definitivamente tornou-se na sua cúpula uma organização criminosa". A seguir, o artigo na íntegra de Ismael Silva, extraído de sua página no facebook:
"O FUNDO DO POÇO!
Meus amigos(as), tenho adiado tratar esse assunto aqui já há algum tempo. Mas não dá mais pra segurar. A coisa passou de todos os limites! Me refiro ao nível de envolvimento de Lula e do PT, com o narcotráfico no Brasil! Já são inúmeras as provas dessa relação associativa. Áudios, discursos sinalizando o compromisso com o crime. E agora agradecimento público de financiamento das despesas e i…

Secretária de saúde de São Francisco dá péssimo exemplo de isolamento social

Ontem, 4, foi o último dia para que os partidos políticos recebessem os seus novos filiados, cumprindo o prazo determinado pelo calendário eleitoral para as eleições 2020. No município de São Francisco, um evento de filação do MDB local, comandado pelo ex-prefeito Ailton Nascimento, esposo da atual prefeita Alba Nascimento, chamou atenção pelo descumprimento total ao apelo que tem sido feito pelas autoridades sanitárias, inclusive no próprio município, através da sua secretaria municipal de saúde, para combater o Covid-19, Coronavírus. Não bastasse a aglomeração, a própria secretária de saúde de São Francisco, Rosiane, esteve no local e pousou para foto (de boné preto) com o grupo que se encontrava no local. Péssimo exemplo! A foto circulou rapidamente nas redes sociais, quando surgiu uma postagem de uma agente de saúde, agravando a  irresponsabilidade cometida pela gestora da saúde municipal. Na mesnsagem (veja imagem) a agente critica o ato da secretária, e revela que no grupo onde Ros…

Governador Belivaldo anuncia extinção da SECOM

Durante o programa "Papo Reto" que o governador Belivaldo Chagas faz semanalmente, foi anunciado na edição desta terça-feira, 14, a extinção da Secretaria de Estado da Comunicação - SECOM, que será transformada em superintendência de comunicação. O atual secretário da pasta será efetivado no Turismo, segundo o governador, com a simpatia do trade turístico, com quem Sales vinha tratando de algumas ações para o setor, até quando sofreu o impacto imediato diante da pandemia do Covid-19. Junto com esse anúncio, Belivaldo também disse que outros cortes serão feitos na administração estadual, como a redução de veículos locados, cargos, e gratificações. As medidas estarão publicadas num decreto, o que segundo o executivo estadual, deverá constar no Diário Oficial entre amanhã ou depois.