Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Doador de Sangue será celebrado com programação cultural e campanhas


A próxima quinta-feira, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para homenagear os voluntários, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, realizará a partir das 8 horas uma programação especial com apresentação do coral Unimed, trio pé-de-serra, café nordestino e campanhas de doação com a participação de grupos fidelizados.

As atividades da data além de valorizar o gesto solidário de centenas de doadores frequentes ao serviço busca reforçar a importância do ato de doar sangue. “Essa é uma atitude responsável por salvar vidas diariamente, por isso que a data representa um momento especial. Aqui no Hemose organizamos uma programação para agradecer a parceria de todos os homens e mulheres que se dispõem a colaborar com os pacientes que utilizam a transfusão sanguínea como indicação terapêutica em seus tratamentos”, explica a gerente de Captação, Josceline Souza.

Conforme a gestora, a celebração do Dia Mundial do Doador também alerta para a necessidade da manutenção dos estoques de sangue nos períodos de festas, a exemplo do São João e São Pedro. “Essas festas fazem parte da tradição dos Estados do Nordeste. E por isso as pessoas modificam sua rotina alimentar e de descanso, o que influencia diretamente na doação de sangue”, relatou a assistente social.
Durante as festas, a mudança de hábitos interfere principalmente na questão do sono e consumo de bebidas. “Algumas das recomendações para doar sangue é fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, evitar fumar pelo menos duas horas e evitar ingerir alimentos gordurosos”, detalhou a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe.

Junho

As atividades programadas para o mês de junho visam à preparação para os estoques de sangue dos festejos juninos e o início, da Copa Mundial de Futebol 2018. Onde corre uma intensa movimentação nas rodovias estaduais e federais por contas das apresentações artísticas nos municípios, somado a isso tem os fogos de artifício. Esses fatores contribuem para ocorrência de acidentes automobilísticos e pessoas queimadas, o que pode demandar o aumento no serviço de transfusões sanguíneas na rede hospitalar do Estado.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

ASCOM/FPH/SES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisão do ministro Alexandre de Moraes é temerária para um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins

O artigo a seguir foi extraído do endereço eletrônico registrado no final, e tem a autoria de um dos maiores constitucionalista brasileiro, Ives Gandra Martins, que faz referência, inclusive, à possibilidade de intervenção militar diante da desordem e desarmonia entre os poderes (em negrito no texto). Leia na íntegra: "Harmonia e independência dos poderes? Por Ives Gandra Martins Aos 85 anos e mantendo amizade e admiração com e por grande parcela dos juristas brasileiros e muitos estrangeiros, de todas as colorações ideológicas, é sempre com constrangimento que, no dever que me imponho de cidadão, sinto-me na obrigação de expor opinião contrária àqueles expoentes do direito, que, sendo amigos, encontram-se em funções públicas. Ao ler a Constituição, cujos trabalhos acompanhei de perto, participando de audiências públicas, oferecendo textos, alguns aprovados pela Constituinte e, informalmente, assessorando alguns constituintes, não consigo encontrar nenhum dispositivo que

A "generosidade" do Banese em nome da pandemia visa lucro altíssimo

O governador Belivaldo Chagas determinou que o Banco do Estado de Sergipe PRORROGASSE por três meses as mensalidades dos empréstimos consignados dos servidores públicos, bem como os CDCs , devido o momento difícil que todos estão passando pela pandemia do Covid-19. Desde o dia 1° de maio o BANESE   já disponibilizou para os aplicativos de smartphones a opção de "PRORROGAÇÃO" para quem tem empréstimo com a instituição financeira, e já provocou dúvidas e indignação em quem fez simulações nas "ofertas generosas" do banco para seus clientes. Diferente do que determinou o governador do Estado, e mais ainda do que explicou a assessoria de comunicação do BANESE, que disse o seguinte: "Dessa forma, a prorrogação está sendo oferecida com a manutenção da taxa de juros do contrato anterior, sem aumento no valor mensal das parcelas e sem cobrança de IOF, com a distribuição dos juros de carência nas parcelas do novo contrato". Dito assim, leigo que somos do sis

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS

Nestes últimos dias fomos agraciados com mais uma novidade que irá vigorar nas próximas eleições municipais, a possibilidade de que as convenções partidárias ocorram virtualmente. É certo que a pandemia que nos aflige acelerou mudanças que seriam observadas ao longo dos anos, fazendo presente cada vez mais a tecnologia à nossa vida, consequentemente ao sistema eleitoral também. Já passamos pelo período das janelas partidárias, das filiações, do alistamento, de mudança de domicílio eleitoral e de regularização do título de eleitor, tudo feito de forma virtual. Em nossos textos é sempre mencionada a necessidade de adequação ao momento em que estamos vivendo, e a experiência vem demonstrando tal necessidade, sendo certo o fato de que quem não buscar se amoldar ao momento poderá ficar para trás no pleito vindouro. Especificamente no que tange à realização das convenções partidárias por meio virtual, foi realizada consulta ao TSE questionando esta possibilidade, sendo proferido Parecer favo